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Santander responde cobranças do Sindicato

Linha fina
Banco espanhol esclareceu, em reunião com representantes dos bancários, questões relacionadas ao Call Center, comissão sobre vendas de seguros, parcelamento do adiantamento de férias e DUT
Imagem Destaque
Felipe Rousselet, Spbancarios
24/1/2017


São Paulo – Após cobrança do Sindicato na quinta-feira 12, o Santander se reuniu novamente com os representantes dos trabalhadores na segunda-feira 23 e esclareceu questões relacionadas com as condições de trabalho no call center, comissão sobre venda de seguros, documento do último dia trabalhado (DUT) e adiantamento do parcelamento de férias.

Call Center – Sobre denúncias de que pausas estariam impactando de forma irregular a aderência – tempo que o trabalhador tem de ficar logado no sistema de atendimento – o banco apresentou a lista de pausas que não podem impactar nesta meta. São elas: atestado médico, problemas técnicos, ambulatório, PA ocupada, falta justificada, senha de acesso suspensa, audiência judicial, dispensa falecimento, treinamento, consulta médica e cliente em atrito.

Em relação à pausa toalete, que por acordo com o Sindicato e em respeito à legislação trabalhista não pode impactar na aderência, os representantes dos trabalhadores cobraram que a mesma seja incluída no grupo de pausas que não interferem na meta. O banco respondeu positivamente à reivindicação dos trabalhadores e se comprometeu a divulgar a lista de pausas que não impactam na aderência em portal interno.

“Reivindicamos também que o banco disponibilize para todos os trabalhadores, assim como acontece com a supervisão, o detalhamento da aderência. Transparência é fundamental”, relata o dirigente sindical e funcionário do Santander Anderson Pirota.

Sobre advertências decorrentes de reclamações de clientes ao Banco Central, o Santander firmou compromisso de apurar possíveis abusos de supervisores na aplicação dessas advertências sem relação direta com o trabalho do bancário. Além disso, o banco informou que será disponibilizado aos funcionários, com mais clareza, o detalhamento do processo de atendimento.

Outra reclamação dos trabalhadores está relacionada com o treinamento insuficiente para os que assumiram o atendimento do segmento cartões. O Santander informou que irá reforçar o treinamento.

“É fundamental que o bancário se aproprie de cada informação que o Santander se comprometeu em divulgar. Só assim terão efeitos reais no ambiente de trabalho. Caso os compromissos assumidos não sejam respeitados, o trabalhador deve denunciar ao Sindicato pelo Fale Conosco (escolha o setor site). O sigilo é garantido”, destaca Anderson.

Comissão sobre seguros – Ao abordar a comissão sobre a venda de seguros, o Santander trouxe para a reunião um técnico da área de incentivos, que explanou sobre o novo cálculo da Remuneração Variável (RV). Segundo ele, nos meses de janeiro e fevereiro ainda não foi implantada a nova fórmula, em virtude da inclusão de um acelerador da RV. De acordo com o banco, a partir de março o novo cálculo já estará valendo e, segundo o Santander, deve trazer benefícios aos bancários.

“O banco afirmou que não haverá qualquer prejuízo para a RV. Acompanharemos de perto a implantação da nova fórmula para garantir que de fato os trabalhadores não sejam prejudicados”, enfatiza o também dirigente do Sindicato e funcionário do Santander Maurício Danno.

DUT – Já sobre a redação do DUT (Documento do Último Dia Trabalhado), necessário para que o bancário que se afastou por doença do trabalho consiga dar entrada no pedido de benefício no INSS, o Santander afirmou que fará uma revisão do texto e apresentará o mesmo aos representantes dos trabalhadores.

“Reforçamos nossa cobrança para que o DUT traga apenas informações pertinentes ao documento. Não aceitamos a inclusão de qualquer outra informação, principalmente uma redação que possa induzir o perito do INSS a considerar um funcionário adoecido como apto para o trabalho”, explica o dirigente sindical e funcionário do Santander Marcelo Sá. 

Parcelamento de férias – O banco se posicionou também sobre o parcelamento do adiantamento de férias, conquista prevista no acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). O Santander justificou a demora em disponibilizar o direito aos bancários por questões técnicas na adaptação do seu sistema. Os representantes do banco afirmaram que a partir de 1º de abril os funcionários terão acesso ao parcelamento.

Denuncie – Para denunciar questões relacionadas com condições de trabalho e mudanças prejudiciais aos trabalhadores, os bancários devem procurar diretamente os dirigentes sindicais ou fazer a denúncia por meio das redes sociais, pelo 3188-5200, pelo 97593-7749 ou pelo Fale Conosco (escolha o setor site). O sigilo é absoluto.
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