Pular para o conteúdo principal

Bloco Pinto do Visconde sai às ruas no dia 17

Linha fina
Com o tema Carnaval da Democracia, folia no Brás neste ano será uma manifestação de resistência e pela promoção do direito à cidade
Imagem Destaque
CUT São Paulo
31/1/2017


São Paulo - Atraindo cada vez mais foliões por ano, especialmente moradores e trabalhadores da região do Brás, no centro de São Paulo, o tradicional bloco O Pinto do Visconde já tem data marcada para a saída deste ano: 17 de fevereiro. A concentração às 17h, em frente ao Bar do Gerson, na Rua Caetano Pinto, 611, no Brás, ao lado da sede da CUT.

O bloco, que completa oito anos em 2017, saíra com o tema Carnaval da Democracia, pois, segundo os organizadores, apesar do momento de festa, a luta em defesa dos direitos da classe trabalhadora estará presente entre os participantes.

“Neste ano, mais uma vez sairemos em defesa da democracia e será um momento para debater um pouco da conjuntura de retrocessos iniciados pelo governo golpista de Michel Temer, como a retirada de direitos dos trabalhadores. E, como sempre, a CUT estará articulando a comunidade do Brás para participar desse momento”, afirma o presidente da CUT-SP, Douglas Izzo.

O carnaval de rua de São Paulo, que nos últimos anos voltou a ser referência no país, está sob risco de ser extinto ou ter seu formato totalmente modificado com a gestão do atual prefeito João Doria (PSDB). Desde que assumiu, no início deste ano, o tucano tem promovido ações de repressão e censura às diferentes manifestações de arte e ocupações dos espaços públicos por meio do programa Cidade Linda.

Doria ordenou que grafites fossem apagados de pontos famosos da cidade, proibiu o trabalho de artesãos na Avenida Paulista, anunciou a concentração da Virada Cultural num único local, o Autódromo de Interlagos e modificou decreto de zeladoria urbana, assinado pelo ex-prefeito Fernando Haddad, que garantia o respeito no trato à população em situação de rua, por exemplo. Sobre o carnaval, sinalizou que blocos de outros estados terão de pagar até R$ 250 mil para desfilar.

Por conta disso, o Carnaval deste ano também será uma manifestação de resistência e pela promoção do direito à cidade.

História - O O Pinto do Visconde, que integra o calendário oficial do carnaval de rua da cidade, nasceu da iniciativa de um grupo de amigos que se reunia com frequência no antigo bar Absoluto, nas ruas Visconde de Parnaíba e Caetano Pinto, no Brás.

Organizado pelo Coletivo Estadual de Cultura da CUT-SP, a atividade conta com o apoio da CUT Nacional, confederações, sindicatos, comerciantes, moradores, trabalhadores e empresas da região.
Serviço
Bloco de carnaval O Pinto do Visconde
17 de fevereiro de 2017, com concentração a partir das 17h
Em frente ao bar do Gerson, à Rua Caetano Pinto, nº 611, Brás, São Paulo-SP.  
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1