Pular para o conteúdo principal

Comitê de defesa das empresas públicas faz um ano

Linha fina
Instância organizativa nacional, com participação dos bancários, foi criada no fim de janeiro do ano passado como consequência da luta contra projeto de lei que estabelecia o Estatuto das Estatais
Imagem Destaque
Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas
1º/2/2017


Brasília - Reestruturação no Banco do Brasil, com fechamento de agências e redução do emprego. Venda do Banrisul como condição de apoio do governo federal ao estadual. Fatiamento da Caixa nas operações e ativos. Campos da Petrobras passando às mãos de estrangeiros. Dezenas de projetos que alteram para pior a contratação dos trabalhadores, e outros tantos que atacam os direitos humanos. Esse é o cenário ao findar janeiro de 2017, quando o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas completa um ano de existência na luta contra as privatizações.

“Viramos o ano e agora retomamos nossas atividades contra o ataque ao que é público, ao que é de todos os brasileiros. Será um 2017 de muitos embates, em que esperamos poder contar com a unidade que caracteriza o trabalho do comitê”, aponta a coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, Rita Serrano, lembrando que há ainda questões que se arrastam desde o ano passado (como a reforma da Previdência e a PEC do Teto, entre outras), mas que o balanço da luta tem sido positivo. “Conseguimos alterações importantes no Estatuto das Estatais e levamos nossa bandeira pelo público a todo o Brasil”, avalia, ao destacar a importância da participação das centrais sindicais e da Fenae como entidade propulsora do comitê.

Funcionária da Caixa, Rita acaba de ser eleita a nova representante dos empregados no Conselho de Administração (CA) do banco, numa campanha que contou com o apoio de uma centena de entidades representativas pelo País. “Os trabalhadores precisam cada vez mais ocupar espaços de poder e defender seus direitos nas empresas e na sociedade”, afirma a coordenadora.

A retomada das ações do comitê inclui o engajamento em todas as lutas contra o desmonte de serviços, bens e empresas públicas, dentro das premissas da campanha “Se é público, é para todos”, lançada em junho de 2016. Em breve deverá ser agendada reunião com os integrantes do comitê para estabelecimento de um calendário de lutas e prioridades para 2017.

Histórico – O Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas não é uma entidade, mas uma instância organizativa. Ele foi criado em janeiro de 2016 como consequência da luta contra o Projeto de Lei do Senado (PLS) 555, que estabelecia o Estatuto das Estatais (ou Lei de Responsabilidade das Estatais). Uma grande mobilização reunindo representantes dos movimentos sindical e social conseguiu tirar do texto do projeto sua essência privatista, que ameaçava empresas públicas em todos os níveis. O PLS 555, tornado PL 4918 na Câmara, retornou e foi aprovado pelo Senado, sendo então sancionado em 30 de junho de 2016. Sua constitucionalidade está sendo questionada por Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI)

Durante todo o ano passado, além da campanha nacional, foram realizados debates em 14 estados e dezenas de regiões do País para abordar as ameaças contra os bens e empresas públicas. Com o governo golpista de Michel Temer, essas ameaças foram intensificadas, exigindo cada vez mais organização e mobilização por parte do comitê.
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1