Pular para o conteúdo principal

Defensoria lança cartilha de combate ao machismo

Linha fina
Documento Vamos falar sobre masculinidade? fala sobre violência doméstica e Lei Maria da Penha, e orienta sobre serviços de acolhimento
Imagem Destaque
Rede Brasil Atual
22/2/2017


São Paulo – A Defensoria Pública de São Paulo lançou, em meados de fevereiro, a cartilha Vamos falar sobre masculinidade?, que traz orientações sobre como combater o machismo na sociedade. Em entrevista ao repórter Jô Miyagui, da TVT, a defensora pública e coordenadora auxiliar do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, Yasmin Pestana, explica que a cartilha mostra que o machismo é tão presente no cotidiano que as pessoas praticamente não se dão conta e nem admitem que o praticam.

"A gente tentou abordar um pouco isso, de como o machismo acaba induzindo os homens aos padrões, como por exemplo, ter de controlar a roupa da mulher", afirma. "Então, você reduz a humanidade dos homens e cria a perspectiva do homem violento. Por isso, na parte inicial da cartilha, a gente questiona 'o que é ser homem'".

O documento fala sobre violência doméstica e Lei Maria da Penha, e orienta sobre serviços de acolhimento. Yasmin conta que os homens, público-alvo, poderão refletir sobre sua conduta. "As mulheres já discutem isso, por causa do feminismo. Agora é tentar ter homens dispostos a discutir isso, porque o machismo atinge a parceira, a irmã e até as mães."
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1