CEA (Anbima)

  • Publicado em 09/03/2017 22:35 / Atualizado em 07/04/2017 17:51
Local: 
Centro
Certificado: 
Certificado com 75% de freqüência
Dias: 
Sábados
Descrição: 
  • Módulo 1 - Sistema Financeiro Nacional e Regulação dos Mercados (Proporção: de 5% a 15%) O objetivo deste módulo é verificar se o profissional tem domínio dos principais conceitos sobre Sistema Financeiro Nacional, os Participantes, a Regulação, Fiscalização e a Autorregulação dos Mercados financeiro e de capitais.   
  • Módulo 2 - Fundamentos de Economia, Finanças e Estatística (Proporção: de 5% a 10%) O objetivo deste módulo do exame é verificar se o profissional tem domínio dos principais conceitos sobre Estatística, Economia e Finanças. Além disto, o profissional deverá ter capacidade de interpretar a informação e explicar seu significado. Alguns dos tópicos poderão exigir cálculos financeiros, diagramação, interpretação de gráficos e resolução de problemas utilizando técnicas de matemática financeira. 
  • Módulo 3 - Produtos de Renda Variável, Renda Fixa e Contratos Derivativos (Proporção: de 15% a 25%) O objetivo deste módulo do exame é verificar se o profissional tem domínio dos principais conceitos e a estrutura dos produtos de renda variável, renda fixa e dos principais instrumentos derivativos negociados no mercado local e internacional. O profissional deverá entender, explicar e avaliar os principais instrumentos financeiros, suas formas de negociação, bem como das características operacionais dos produtos. Cálculos poderão ser exigidos com a utilização de calculadoras financeiras.  
  • Módulo 4 - Fundos de Investimento e Produtos de Previdência Complementar (Proporção: de 25% a 35%) O objetivo deste módulo do exame é verificar se o profissional tem domínio dos principais conceitos sobre os Fundos de Investimento e os Produtos de Previdência, sua regulamentação, estrutura, forma de negociação, bem como das características operacionais dos produtos. Para os produtos de previdência o profissional deve conhecer principalmente os aspectos de venda dos produtos das entidades abertas de previdência complementar e sua adequação ao tipo do plano e perfil dos investidores. Além disto, os profissionais devem ser capazes de orientar os clientes a respeito dos benefícios dos planos de previdência complementar em termos tributários.   
  • Módulo 5 - Gestão de Carteiras e Riscos (Proporção: de 10% a 20%) O objetivo deste módulo do exame é verificar se o profissional tem domínio de determinados conceito associados à gestão de carteiras e análise de riscos. Cálculos poderão ser exigidos a utilização de calculadoras financeiras. 
  • Módulo 6 - Planejamento de Investimento (Proporção: de 20% a 30%) O objetivo deste módulo do exame é verificar se o profissional possui uma visão geral e consolidada dos tópicos anteriores, tem domínio dos conceitos apresentados e sua aplicação  na avaliação de produtos de investimento, incluindo os principais  indicadores de retorno e risco abordados nos itens anteriores do programa. Cálculos poderão ser exigidos tendo como base os itens anteriores do programa. Espera-se que o profissional demonstre uma visão consolidada, permitindo desta forma uma recomendação adequada de alocação de investimentos em função do perfil dos investidores, suas reações na perspectiva de Finanças Comportamentais e do processo de decisão. (Para os cálculos as formulas serão fornecidas). 
Carga horária: 
36 horas
Material didático: 
Incluído no valor
Valor para Associado: 
R$ 1180
Valor para Público em geral: 
R$ 2360
Horário: 
8h às 17h
Período do curso: 
sábado, 6 Maio, 2017 até sábado, 27 Maio, 2017


Voltar para o topo