CEA (Anbima)

  • Publicado em 09/03/2017 22:35 / Atualizado em 05/10/2017 14:57
Local: 
Centro
Dias: 
Segunda a Sexta
Horário: 
19h às 22h30
Período do curso: 
ter, 21/11/2017 até sex, 01/12/2017
Carga horária: 
36 horas
Valor para Associado: 
R$ 1180
Valor para Público em geral: 
R$ 2360
Material didático: 
Incluído no valor; será enviado por e-mail antes do inicio do curso
Certificado: 
Certificado com 75% de freqüência
Descrição: 

O Sindicato oferece curso preparatório para Certificação Especialista Anbima (CEA), como forma de apoiar o bancário no desenvolvimento em sua carreira. Quem for sindicalizado paga metade do valor- clique aqui para se sindicalizar

Para informações entre em contato com a Central de Atendimento pelo WhatsApp (97593-7749). Para se inscrever, clique na barra verde no fim do texto.

Os programas de certificação da Anbima Séries 10 e 20 (CPA-10 e CPA-20) provaram ser muito importantes para elevar o nível de conhecimento dos profissionais que atuam nos mercados financeiros e de capitais, na comercialização e distribuição de produtos de investimento junto ao público investidor.

Buscando ainda mais aperfeiçoamento, a Anbima desenvolveu a Certificação de Especialista em Investimentos Anbima, ou CEA, a fim de certificar profissionais que atuam assessorando gerentes de contas de investidores pessoas físicas em seu planejamento, podendo indicar produtos dos mercados financeiro, capitais e previdência complementar aberta.

O exame é online e tem 70 questões de múltipla escolha com 4 alternativas cada. O tempo de prova é de no máximo 3h30min. Para aprovação é necessárioaproveitamento igual ou superior a 70%.

O curso é dividido em seis módulos.

  • Módulo 1 - Sistema Financeiro Nacional e Regulação dos MercadosSistema Financeiro Nacional: participantes, regulação, fiscalização e autorregulação dos mercados financeiro e de capitais. De 3 a 10 questões.
     
  • Módulo 2 - Fundamentos de Economia, Finanças e Estatística
    Estatística, economia e finanças, além de interpretação de informação. Alguns dos tópicos podem exigir cálculos financeiros, diagramação, interpretação de gráficos e resolução de problemas utilizando técnicas de matemática financeira. De 3 a 7 questões.
     
  • Módulo 3 - Produtos de Renda Variável, Renda Fixa e Contratos Derivativos
    Estrutura dos produtos de renda variável, renda fixa e dos principais instrumentos derivativos negociados no mercado local e internacional. Entender, explicar e avaliar os principais instrumentos financeiros, formas de negociação e características operacionais. Cálculos poderão ser exigidos com a utilização de calculadoras financeiras. De 7 a 18 questões.
     
  • Módulo 4 - Fundos de Investimento e Produtos de Previdência Complementar
    Regulamentação, estrutura, negociação e características operacionais dos produtos e adequação ao tipo do plano e perfil dos investidores. Orientação de clientes a respeito dos benefícios dos planos de previdência complementar em termos tributários. De 18 a 25 questões.
     
  • Módulo 5 - Gestão de Carteiras e Riscos
    Conceito associados à gestão de carteiras e análise de riscos. Cálculos poderão ser exigidos a utilização de calculadoras financeiras. De 7 a 14 questões.
     
  • Módulo 6 - Planejamento de Investimento 
    Visão geral e consolidada dos tópicos anteriores, domínio dos conceitos apresentados e aplicação na avaliação de produtos de investimento, incluindo os principais indicadores de retorno e risco abordados. Cálculos poderão ser exigidos. De 14 a 21 questões.

Prova - Para ser aprovado, o profissional precisa garantir aproveitamento igual ou superior a 70% das questões. O exame é online e tem 70 perguntas de múltipla escolha com 4 alternativas cada. O tempo máximo de prova é de 3 horas e 30 minutos.

A inscrição para fazer a prova por ser feita diretamente pelo próprio aluno (clique aqui). Algumas instituições inscrevem seus trabalhadores por meio do RH.



Voltar para o topo