A Campanha Nacional dos Financiários 2024 já começou. O pontapé inicial é a consulta nacional à categoria (veja link abaixo). No questionário, os trabalhadores e trabalhadoras, sindicalizados ou não, devem apontar suas prioridades para a construção da pauta de reivindicações da categoria, a ser entregue e negociada com a Fenacrefi (Federação Interestadual das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento), o sindicato patronal. A data base dos financiários é 1º de junho.
O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas do Ramo Financeiro de São Paulo, Osasco e Região alerta os financiários e financiárias para a importância de responder à consulta, pois quanto maior o número de respostas, mais representativa será a pauta da categoria.
“O Sindicato quer ouvir os trabalhadores, sobre suas realidades, suas necessidades e suas prioridades. Cada financiária e financiário é importante na construção da Campanha Nacional da categoria e nos resultados que podemos alcançar com ela. Por isso, pedimos que não deixem de responder à consulta, e lembramos que ela é o primeiro passo da mobilização que precisamos para a Campanha e para as mesas de negociação com as financeiras.”
Lucimara Malaquias, secretária-geral do Sindicato.
ATENÇÃO: a consulta ficará disponível até 23 de março.
Calendário da Campanha
Com as respostas à consulta nacional tabuladas, é hora de discutir o que foi apontado como relevante pelos financiários na Conferência Nacional da categoria, que reúne delegados de todo o país e constrói a pauta de reivindicações, que depois será aprovada pela categoria em assembleias organizadas pelos sindicatos de cada base, em todos os Estados.
Confira o cronograma da campanha:
- 26 e 27/03 – Conferência Nacional
- 02 a 12/04 – assembleias de aprovação da pauta
- 15/04 (a partir) – entrega da pauta à Fenacrefi