Os funcionários do Santander lotados no centro administrativo Radar vão eleger entre os dias 20 e 23 de maio a nova Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio. O Sindicato dos Bancários de São Paulo apoia e indica o voto em Pâmella Carla Pereira Montanari ou Vinicius Vieira da Silva.
Por terem apoio do Sindicato, se eleitos, os candidatos deverão atuar na Cipa em defesa das demandas dos trabalhadores e não voltados para os interesses do banco.
Pâmela trabalha no Santander desde 2011, atualmente na área Canal Remoto, na função de Especialista.
“Quero ser cipeira porque tenho experiência na Cipa. Quero mais uma vez contar com o apoio de todos os colegas para dar continuidade na comissão, onde o objetivo é a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, com isso a preservação da vida e a saúde do trabalhador.”
Propostas de Pâmela para a Cipa:
- Discutir e relatar as condições de risco a fim de reduzi-los e/ou eliminá-los;
- Assegurar a integridade física, zelar, proteger e garantir a saúde e a segurança no ambiente de trabalho e, com isso, contribuir com os trabalhadores e a instituição.
Vinícius trabalha no banco desde 2013, atualmente na Área STI – Curadoria, na função de Especialista.
“Sempre vi a Cipa como aliada no meu dia-a-dia, e também quero ajudar a criar uma cultura de segurança no local de trabalho, onde todos os funcionários têm a oportunidade de contribuir para a melhoria contínua das condições de trabalho.”
Propostas de Vinícus para a Cipa:
- Identificar e avaliar os riscos presentes no ambiente de trabalho, visando a implementação de medidas preventivas que garantam a saúde e integridade das pessoas;
- Promover a conscientização da Cipa no ambiente de trabalho;
- Contribuir para a redução de acidentes de trabalho, visando eliminar ou controlar riscos identificados;
- Atuar na fiscalização do cumprimento das normas de segurança e condições de trabalho para que estejam em conformidade com a legislação trabalhista e promovendo assim um ambiente seguro e saudável.
Como votar na Cipa Radar
A eleição será das 9h do dia 20 às 10h do dia 23 pelo link da CIPA-RADAR na intranet > Portal Pessoas > Acesse o Portal da CIPA > e vote! Cada bancário pode votar em um candidato.
O que é Cipa?
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes tem a finalidade de cobrar do banco melhorias no ambiente e nas condições de trabalho, visando a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, saúde do trabalhador, e o combate a qualquer forma de violência praticada no trabalho, como o assédio moral e o assédio sexual.
“A lógica dos bancos é a obtenção dos lucros, que muitas vezes é feita por meio da cobrança abusiva de metas, o que pode afetar a saúde e o bem-estar os trabalhadores. Neste contexto a Cipa pode contribuir na busca de um ambiente de trabalho mais saudável. Por isso, é importante votar em candidatos que, na Cipa, defenderão as demandas dos trabalhadores, e não os interesses da empresa. O Sindicato apoia Pâmella e Vinicius porque sabe que, se eleitos, atuarão na defesa dos trabalhadores e na melhoria das condições de trabalho”, afirma Roberto Paulino, dirigente da Fetec-CUT/SP e bancário do Santander.
Por que a Cipa é importante?
É dever do cipeiro eleito levar as reivindicações dos bancários às reuniões da Cipa e cobrar dos da direção do banco soluções para essas demandas.
Por isto, é fundamental votar em um candidato comprometido com as demandas dos bancários, e não com os interesses do banco ou preocupados apenas com a estabilidade no emprego. É muito importante eleger um candidato que irá lutar pela resolução dos problemas nos locais de trabalho
Quais são as funções dos cipeiros?
- Esclarecer e conscientizar sobre a gravidade das doenças ocupacionais e lutar por Programa de Prevenção às LER/Dort;
- Fiscalizar o cumprimento das normas de segurança e da medicina do trabalho; buscar, junto ao Sindicato, a ampliação dos direitos dos trabalhadores;
- Realizar Semanas Internas de Prevenção de Acidente de Trabalho (Sipat), nas quais sejam discutidas questões de saúde e relativas às condições de segurança no trabalho;
- Acompanhar as ocorrências e exigir notificações de todos os casos de doença e acidente de trabalho, como rege a lei da Previdência Social;
- Realizar trabalhos voltados à saúde mental dos bancários;
- Informar e esclarecer os funcionários sobre os riscos à saúde e à segurança no ambiente de trabalho.