O Sindicato dos Bancários de São Paulo se solidariza às vítimas da maior tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul e entra na corrente de arrecadação formada pela CUT e demais sindicatos do país. Por isso, bancários e bancárias de São Paulo, Osasco e região precisamos mais uma vez de sua ajuda para manter os acolhimentos a quem precisa.
A CUT-RS está disponibilizando a chave pix 51996410961 para concentrar a arrecadação e direcionar os recursos para a compra de alimentos, produtos de higiene pessoal e demais demandas que os abrigos necessitarem.
Você também pode fazer uma transferência para a conta bancária da CUT-RS:
- Cresol (133)
- Agência 5607
- Conta corrente 18.735-6
- CNPJ: 60.563.731/0014-91
Ou ainda ir pessoalmente a uma agência dos Correios, que receberão, a partir desta segunda-feira (6), roupas, alimentos não-perecíveis, kit de higiene seco, ração e cestas básicas. Basta procurar a agência mais perto de sua casa ou do seu local de trabalho. O transporte dos itens é sem custo para os doadores.
Rede de acolhimento
Dos 496 municípios do Rio Grande do Sul, 383 estão em estado de calamidade. São mais de 141 mil trabalhadores e trabalhadoras fora de suas casas, sendo que 129.279 estão desalojadas, deste total 20.070 pessoas estão em abrigos.
A sede do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (Rua General Câmara, 424, Centro) está acolhendo as vítimas e servindo três refeições por dia (café da manhã, almoço e jantar) às pessoas em situação de rua e desalojadas e disponibilizou chave pix 51920044245 para quem puder ajudar.
A entidade precisa de insumos para preparar as refeições (alimentos não perecíveis), além de água, vela, roupas para crianças e adultos, fraldas, calçados, cobertas, travesseiro, colchões e kit higiene pessoal.
As sedes do Sindicato dos Metalúrgicos (na Avenida do Forte n° 77, telefone: (51) 3371-9000), e do Sindicato dos Aeroviários (na Augusto Severo n°82, telefone: (51) 98162-9721) também estão acolhendo parte das vítimas.
Recentemente, o Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas (RS) começou a receber as famílias que foram orientadas a evacuar bairros alagados. A entidade colocou o seu Ginásio de Esportes à disposição do Poder Público do Município e mais de 150 pessoas (adultos e crianças) estão no local. Com o aviso de evacuação do bairro Mathias Velho, a entidade se prepara para receber mais desalojados.
Mais solidariedade
As cozinhas comunitárias do Projeto CUT Comunidade estão mobilizadas para ajudar a população, preparando refeições e também recebendo doações. Veja a lista:
- Associação Força e Coragem de Reciclagem (Mario Quintana)
- Associação de Moradores Força Maior da Pedreira (Cruzeiro)
- Associação Comunitária Marmitas Solidárias da Morena (Mario Quintana)
- Cozinha Solidária da Tia Beti (Bom Jesus)
- Cozinha Solidária Casa do Pedrão (Vila Mapa)
- Cozinha Solidária Povo da Capoeira (Santa Tereza)
- Cozinha Scalabrini Morro Quente (Morro Quente)
- Cozinha Solidária na Dique (Vila Dique)
Bancário Solidário
Vamos lá, bancário e bancária! Participe de mais essa campanha em prol dos bancários e seus familiares do sul do país que estão em situação desesperadora ao perderem suas casas.
É hora de mostrar mais uma vez a solidariedade dos bancários de São Paulo, Osasco e região, que sempre atendem ao chamado do Sindicato e nunca decepcionam nas ações do projeto Bancário Solidário.