Pular para o conteúdo principal
Chapéu
WEBTV

Alimentação saudável X Ração humana

Linha fina
Importância dos bancos públicos no financiamento agrícola está entre os destaques do MB desta terça 24, ao vivo às 18h pelo site e redes sociais do Sindicato
Imagem Destaque
Linton Publio

São Paulo - Após forte pressão social, o prefeito de São Paulo, João Dória, resolveu suspender a distribuição da farinata, popularmente conhecida como ração humana, para crianças nas creches e escolas por meio da merenda escolar. Porém, o uso desse composto feito com alimentos prestes a vencer, ainda pode ter como destino a alimentação de pessoas em situação de rua, já que até agora a prefeitura não suspendeu o projeto, apesar da manifestação de órgãos como o Conselho Regional de Nutrição (CRN-3) ter se manifestado contrário ao uso do produto dentro do que seria o programa de Dória para erradicar a fome no município de São Paulo. Para o CRN-3, o projeto contraria os princípios do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), bem como do Guia alimentar para a população brasileira, em total desrespeito aos avanços obtidos nas últimas décadas no campo da segurança alimentar e no que tange às políticas públicas sobre as ações de combate à fome e desnutrição.

A prefeitura também deixa os moradores de São Paulo sem uma série de respostas quando o assunto é a alimentação de milhões de paulistanos. Além dos impactos na saúde do cidadão, o projeto também mexeria com a economia da cidade já que, em troca da farinata, os estabelecimentos que já lucrariam deixando de arcar com os custos de incineração de alimentos prestes a vencer, passariam a ganhar com isenção fiscal.

Quanto a cidade deixaria de arrecadar? Por que aprovar um projeto do dia pra noite sem consultar a população e órgãos especializados em nutrição? Por que não ampliar o uso de alimentos orgânicos, considerados saudáveis para creches e escolas municipais e estender ao programa de erradicação da fome na cidade de São Paulo. Por que não incentivar a produção da agricultura familiar e firmar parceira com essa cadeia produtiva para fornecer alimentos saudáveis para os paulistanos? Quais são os caminhos para se erradicar a fome e a desnutrição na cidade de São Paulo?

Essas questões, bem como a importância dos bancos públicos, Banco do Brasil e Caixa Federal, para o financiamento da agricultura familiar estão os destaques no Momento Bancário com a Presidenta desta terça-feira, 24 de outubro, ao vivo, a partir das 18h. Para este bate-papo, a presidenta Ivone Silva, conta com a participação de Viviani Fontana, conselheira do CRN-3 e Carmen Foro, agricultora familiar e vice-presidente da CUT.

Participe - Dúvidas ou comentários já podem ser encaminhados para [email protected], pelo facebook e twitter com a hashtag #mbemdebate.

seja socio