Sindicato dos Bancários
Publicado no Sindicato dos Bancários (https://spbancarios.com.br)

Início > Vote sim na proposta para a Cassi

Banco do Brasil

Vote sim na proposta para a Cassi

Associados devem se manifestar sobre a proposta estatutária; Sindicato orienta a favor da aprovação

  • T + T -
Compartilhe:
  • Redação Spbancarios, com informações da Cassi
  • Publicado em 15/05/2019 14:52 / Atualizado em 27/05/2019 18:35

Atualização (27/05 - 18h31): a votação já foi encerrada, mas o resultado ainda não foi divulgado. Mais informações em breve. 

Começou na sexta-feira 17 a votação da proposta de reforma estatutária da Cassi [1]. Os associados poderão se manifestar sobre a aprovação ou não da Proposta Cassi [2] 2019 até as 18h do dia 27 de maio.

A proposta prevê mudança de custeio do Plano de Associados, além de medidas de aprimoramento da governança e da gestão da instituição. O associado poderá registrar o voto no site e aplicativo da Cassi, nos terminais de autoatendimento do Banco do Brasil [3] e, para funcionários da ativa, existe ainda a opção de votar pelo SisBB.

O banco teve de abrir mão de sua intransigência e avançar em relação à proposta rejeitada em 2018. O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e a Contraf-CUT [4] aceitaram levar à consulta do Corpo Social após o banco anunciar que esta é a última proposta e não aceita qualquer mudança no seu conteúdo. Dada a situação financeira da Cassi, de déficit de R$ 351 milhões e patrimônio líquido negativo no Plano Associados causados principalmente pela chamada inflação médica, a alternativa seria uma intervenção da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com desfecho imprevisível. O Sindicato e a Contraf-CUT indicam sua aprovação.

“A proposta final apresentada pelo banco contém avanços significativos em relação à do ano passado. Defendemos o voto ‘sim’ em uma conjuntura de ameaça de privatização e de ataques aos direitos. A proposta mantém a solidariedade, evita o voto de decisão no conselho, o banco põe mais recursos, evita-se o risco de o banco vender a carteira da Cassi para o mercado. E ainda incluímos os funcis do último concurso que estão sem Cassi”, explica Ernesto Izumi [5], dirigente sindical e bancário do BB [6].

João Fukunaga, diretor do Sindicato e funcionário do BB, lembra que as entidades representativas dos trabalhadores indicam o voto SIM para a reforma estatutária da Cassi. https://t.co/AXzwaKLDOe [7] pic.twitter.com/UdRf7sFbIK [8]

— Sindicato dos Bancários de SP, Osasco e Região (@spbancarios) 16 de maio de 2019 [9]

Para a votação ser validada, é necessário um quórum de 50%+1 votantes. A proposta precisa ser aceita por dois terços dos votantes. Para ter mais informações sobre a proposta para manutenção da Cassi, leia a edição de O Espelho [10].

Tags: 
Cassi [11]
Banco do Brasil [12]
ANS [13]
Plano de Saúde [14]
Ernesto Izumi [15]



Endereço (URL): https://spbancarios.com.br/05/2019/vote-sim-na-proposta-para-cassi

Links
[1] https://www.cassi.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5832:vota%C3%A7%C3%A3o-de-reforma-estatut%C3%A1ria-come%C3%A7a-no-dia-17-de-maio&catid=61&Itemid=705&uf=SP
[2] http://spbancarios.com.br/tag/cassi
[3] http://spbancarios.com.br/banco-do-brasil
[4] http://spbancarios.com.br/tag/contraf-cut
[5] http://spbancarios.com.br/tag/ernesto-izumi
[6] http://spbancarios.com.br/tag/banco-do-brasil
[7] https://t.co/AXzwaKLDOe
[8] https://t.co/UdRf7sFbIK
[9] https://twitter.com/spbancarios/status/1129149526244302848?ref_src=twsrc%5Etfw
[10] http://spbancarios.com.br/05/2019/proposta-para-manutencao-da-cassi-e-destaque-de-o-espelho
[11] https://spbancarios.com.br/tag/cassi
[12] https://spbancarios.com.br/tag/banco-do-brasil
[13] https://spbancarios.com.br/tag/ans
[14] https://spbancarios.com.br/tag/plano-de-saude
[15] https://spbancarios.com.br/tag/ernesto-izumi