Pular para o conteúdo principal

Unibanco quer mudar remuneração de bancários

Linha fina
Trabalhadores realizaram protesto em frente à agencia da rua XV de Novembro, no Centro de São Paulo
Imagem Destaque
Na manhã desta quarta-feira, 10, os bancários fizeram ato de protesto em frente à agência da rua XV de Novembro, no Centro de São Paulo. Os trabalhadores reclamam da alteração unilateral na regra do pagamento Remuneração por Resultados (RR).

De acordo com informativo distribuído aos gerentes na semana passada, a RR, que era paga mês a mês, agora será semestral, e suspensa caso seu valor seja inferior ao da participação nos lucros e resultados (PLR) conquistada na campanha nacional dos bancários. Se o valor da PLR for inferior, o bancário receberá apenas o valor da RR como participação nos lucros.

Para o Sindicato, o banco está aplicando um golpe nos trabalhadores. “Na prática, quer gerar redução salarial, já que vai deixar de pagar a remuneração que for mais baixa”, diz o presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Luiz Cláudio Marcolino. Até o ano passado, o bancário recebia a RR, que é ligada a metas, e a PLR, prevista no acordo da categoria, ou seja, coisas distintas.

No final do ano, representantes do Sindicato estiveram com as direções de Relações Trabalhistas e de Remuneração e o tema não foi abordado. “Isso evidencia má fé por parte do Unibanco: eles não falaram de nenhuma mudança”, lembra Marcolino. “Já solicitamos uma reunião à direção do banco e eles afirmam que todos que podem tratar do assunto estão em férias. Mas que não se enganem, os bancários não vão deixar isso barato”, completa o presidente do Sindicato.

O Unibanco tem cerca de 26 mil funcionários em todo o país, metade deles em São Paulo, Osasco e região.
seja socio