Pular para o conteúdo principal

Caixa 163 anos: fundamental para o Brasil e para os brasileiros

Imagem Destaque
Imagem de pessoas abraçadas, de costas, com o logo da caixa sobreposto

Nesta sexta-feira, 12 de janeiro, a Caixa completa 163 anos de serviços prestados ao desenvolvimento do Brasil e ao povo brasileiro.

A Caixa é o banco da habitação, do financiamento imobiliário, do FGTS, do Bolsa Família, do Minha Casa Minha Vida, do financiamento de obras de infraestrutura; do auxílio-emergencial durante a pandemia; da presença em cidades e regiões nas quais os bancos privados não tem interesse em atuar.

Ato na Paulista

O Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região promoveu um ato nesta sexta 12, na Avenida Paulista, em frente ao prédio da Caixa, para celebrar os 163 anos do banco público e felicitar seus empregados.

Durante o ato foi entregue uma carta aberta aos empregados da Caixa e os dirigentes sindicais dialogaram com os trabalhadores e população em geral sobre a importância do banco para o país.

Também foram enfatizados temas como a luta pela revogação da CGPAR 42; a revisão do estatuto da Caixa, com a revogação do teto de 6,5% da folha de pagamento para gastos do banco com a saúde dos empregados; a necessidade de reestruturar áreas que foram desmontadas em gestões passadas, nos governos Temer e Bolsonaro, em especial aquelas que impactam na infraestrutura das unidades e sistemas; e o combate ao assédio moral e sexual.

“O ato aqui na Paulista, para marcar estes 163 anos da Caixa, foi muito positivo. Conseguimos expor para a população a importância da Caixa e dos seus empregados para o desenvolvimento econômico e social do país, para a reconstrução do Brasil. Também cobramos da direção da Caixa melhorias nas condições de trabalho no banco, combate ao assédio, o fim do teto de 6,5% com gastos com a saúde dos empregados; entre outras questões. Os empregados, que fazem da Caixa muito mais que um banco, merecem respeito e valorização”, destaca o diretor do Sindicato e empregado da Caixa, Francisco Pugliesi.

2023 – O ano da retomada

Entre 2016 e 2022, nos governos Temer e Bolsonaro, a Caixa foi vítima de um projeto de desmonte, fatiamento, de venda de ativos lucrativos, redução brutal do seu papel social, e ataques aos direitos e dignidade dos seus empregados. Um processo que visava a privatização.

Em 2022, com muita luta, o campo democrático venceu a extrema-direita com a eleição do presidente Luís Inácio Lula da Silva. 2023 tornou-se então o ano da retomada da relevância da Caixa para o desenvolvimento econômico e social do país.

Logo no primeiro mês do governo, os empregados da Caixa atuaram na crise humanitária que atingia a população Yanomami, no norte do país. 30 mil famílias foram beneficiadas por duas agências do banco e uma Casa Lotérica para atendimento especializado.

Com a operacionalização da Caixa, foi relançado o Minha Casa Minha Vida, com o retorno da Faixa 1, para famílias de baixa renda.

A Lotex (Loteria Instantânea Exclusiva) também voltará para a Caixa. A volta da Lotex para o banco público significa o retorno de mais repasses sociais para a educação, cultura, segurança e seguridade social.

O maior ativo da Caixa são os seus empregados

Toda a atuação da Caixa em favor do desenvolvimento econômico e social do país só possível graças à competência e dedicação dos seus empregados, que mesmo nos piores períodos – desvalorizados, sobrecarregados, atacados em seus direitos e atuando em meio a uma pandemia – seguiram sendo um exemplo de comprometimento com o Brasil e os brasileiros.

"Nestes 163 anos de Caixa, celebramos os empregados de um banco público que está e continuará sendo de fundamental importância para a reconstrução do Brasil. Seguiremos juntos na luta por uma Caixa cada vez maior, com a sua função social fortalecida, 100% pública, com respeito e valorização dos seus empregados. Estaremos juntos também na luta pela revogação da CGPAR 42 e pela revisão do Estatuto da Caixa, com o fim do teto 6,5% da folha de pagamento para gastos do banco com a saúde dos empregados"

Neiva Ribeiro, presidenta do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região
seja socio