Pular para o conteúdo principal

Decisão afeta milhares com nível superior no BB

Linha fina
Sentença declara ilegalidade no comissionamento de escriturários a cargos de nível superior. Com trabalhadores revoltados, Sindicato quer rever a determinação
Imagem Destaque

São Paulo – Uma decisão da 16ª Vara do Trabalho de Brasília determina que bancários que entraram no Banco do Brasil depois de 5 de outubro de 1988 e alcançaram, por critérios internos, cargos de nível superior, como de arquitetos, contadores, analistas de TI e advogados, retornem às atividades de escriturários.

A ação civil pública, impetrada pelo Ministério Público do Trabalho, também manda que o BB passe a contratar trabalhadores para essas funções somente depois de aprovação em concurso específico para o cargo.

A sentença, assinada pela juíza Patrícia Soares Simões de Barros em 27 de janeiro, afeta milhares de funcionários – que teriam perdas salariais de até 70%.

Ação - “O Sindicato tomará medidas jurídicas e políticas para evitar que esses funcionários sejam prejudicados”, afirma o dirigente sindical Ernesto Izumi.

“Procuraremos sensibilizar o Judiciário no sentido de que a regra de realização de concursos específicos para engenheiros e outras funções passe a valer a partir da decisão e não a partir de 1988. É injusto penalizar os trabalhadores por medidas praticadas pelo BB e isso afetaria seriamente a vida de muitas famílias”, afirma Ernesto.

Encontro entre dirigentes sindicais e presidente da Associação dos Advogados do BB (Asabb), Marco Antonio Paz Chavez, ocorreu na terça 3, para estabelecimento de estratégias conjuntas de defesa dos direitos.

Além disso, Comissão de Empresa já contatou a direção do banco para buscar de forma conjunta uma solução que não prejudique os trabalhadores.

Reuniões com empregados comissionados das áreas atingidas também estão sendo feitas.

 “A orientação é que os trabalhadores mantenham contato com o Sindicato para que a gente possa acompanhar de perto os desdobramentos do assunto. Estamos de olho”, completa o dirigente.


Mariana Castro Alves – 3/2/2015

seja socio