Pular para o conteúdo principal

Automação e assédio moral no Itaú deixam trabalhadores vulneráveis

Imagem Destaque
Arte em desenho mostra diversas situações de assédio moral no local de trabalho

Por causa da automação da Mesa de Crédito PF, os 58 trabalhadores da área terão até o dia 3 de abril para se realocarem em outras áreas do banco. O Itaú garantiu ao Sindicato dos Bancários de São Paulo que prestará toda assessoria junto aos consultores de RH para viabilizar a realocação destes trabalhadores, que também terão um horário dentro do expediente para qualificação profissional.

As informações foram confirmadas em reunião entre os representantes dos trabalhadores e do Itaú, no último dia 9. Na ocasião, o Sindicato cobrou ação imediata do banco para que nenhum funcionário seja prejudicado.

“O banco tem totais condições de realocar os trabalhadores envolvidos na reestruturação, e o movimento sindical vai cobrar e acompanhar para que isto ocorra.”

Sérgio Francisco, dirigente sindical e bancário do Itaú

Os trabalhadores envolvidos na reestruturação devem procurar o Sindicato (veja contatos no final deste texto) para informar as ações do banco e as eventuais dificuldades encontradas no processo, para que a entidade possa cobrar da empresa as ações necessárias.

É importante também que os trabalhadores procurem tirar a certificação CPA-10 e CPA-20 para que tenham mais oportunidades de realocação.

>CPA-20: nova turma do preparatório, em março, com inscrições abertas
>Preparatório para CEA: nova turma inicia em 4 de março

O Sindicato cobrou um período diferenciado para que os trabalhadores envolvidos na reestruturação possam tirar a certificação. O banco se comprometeu a avaliar a possibilidade.

“Não somos contra os avanços tecnológicos. Mas, por outro lado, os trabalhadores não podem ser penalizados por uma decisão do banco e devem ter garantias de realocação para a manutenção dos seus empregos”, afirma Sérgio Francisco.

Assédio nas Agências Digitais

Não é de hoje que o Sindicato vem recebendo denúncias de assédio moral e de cobranças exacerbadas para o cumprimento de metas abusivas nas agências digitais Uniclass e Personnalité.

Os assédios são tanto individuais como coletivos (direcionados à equipe), e estão causando insegurança e adoecimentos nos trabalhadores, que chegam a se afastar por problemas psicológicos.

Não se tratam de casos isolados. Esta situação está acontecendo em todas as agências digitais.

O Sindicato comunicou o banco sobre os problemas enfrentados pelos trabalhadores nas agências digitais e cobrou uma ação imediata para que essas situações sejam resolvidas com urgência.

O banco se comprometeu a fazer um levantamento junto às superintendências das agências digitais para entender o que vem ocorrendo nos locais de trabalho.

“É inadmissível que situações como estas ainda persistam no Itaú. É fundamental que os trabalhadores tenham um ambiente saudável para que possam desenvolver suas atividades profissionais sem pressão ou qualquer tipo se assédio. Assédio moral é crime e é a principal causa de adoecimento mental dos bancários”, afirma Sérgio Francisco.

Denuncie assédio ao Sindicato

O trabalhador que se sentir assediado, pressionado ou ameaçado deve procurar o Sindicato (veja contatos abaixo), que acionará o banco para cobrar o fim da prática, garantindo o sigilo absoluto do denunciante.

Entre em contato com o Sindicato por meio da Central de Atendimento remota, pelo (11) 3188-5200, via chate-mail e WhatsApp (11 99930-8483).

seja socio