Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Não à venda da Sabesp!

‘Se Sabesp for privatizada, água ficará mais cara’, denunciam trabalhadores em ato na Bolsa

Imagem Destaque
Ato contra a privatização da Sabesp (foto: Seeb-SP)

Diversos sindicatos, parlamentares e prefeitos de municípios paulistas protestaram na manhã desta terça-feira 14, em frente à Bolsa de Valores de São Paulo contra a privatização da Sabesp - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, anunciada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). O ato, do qual participaram a CUT e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, marcou o início da resistência contra a medida que resultará em aumento da conta de água, como destacaram os manifestantes.

“A privatização da Sabesp vai impactar no bolso do trabalhador, que vai pagar mais pelo consumo da água. Mas vai ter impacto também nos preços em geral, porque os custos dos produtos acabam aumentando com o aumento da conta de água para os empresários.”

Luiz Cláudio Marcolino, deputado estadual paulista (PT)

Sabesp é lucrativa

Marcolino destacou ainda que a Sabesp é uma empresa lucrativa. “É uma estatal que dá lucro, e isso traz recursos para que o governo possa investir em políticas públicas.”

A Sabesp é uma empresa de capital aberto que atingiu lucro de R$ 2,47 bilhões entre janeiro e setembro de 2022, resultado 42,6% maior que o do mesmo período de 2021. Mesmo sendo altamente lucrativa, o governo recém eleito já anunciou diversas vezes – uma delas em Davos, durante o Fórum Econômico Mundial - que vender a companhia está entre suas prioridades.

Hoje a Sabesp conta com 28,4 milhões de clientes em 375 cidades paulistas, e além do fornecimento de água, seu sistema de coleta de esgotos atende 24,7 milhões de pessoas, 88,5% da população conectada à rede de água da companhia. O atual governador defende que os serviços serão ampliados com a empresa nas mãos da iniciativa privada, o que os manifestantes contestam com veemência.

“É um contrassenso essa privatização, sobretudo porque deu errado no mundo inteiro, deu errado no primeiro mundo e dará errado aqui também”, lembrou o dirigente do Banco do Brasil, Diego Pereira, o Pepe. “A água é um direito sagrado da população”, frisou ainda.

Na contramão do governo federal

Presente ao ato, o vereador Eduardo Suplicy (PT) - eleito deputado estadual em outubro, mas com posse apenas em 15 de março - ressaltou que o projeto de privatização de Tarcísio vai contra o que defende o atual governo federal.

“A não privatização da Sabesp está em harmonia com o projeto do presidente Lula, que defende que as empresas públicas devem permanecer sob controle da população.”

Eduardo Suplicy, eleito deputado estadual em outubro de 2022

seja socio