Pular para o conteúdo principal
Chapéu
História em Pílulas

1955: bancários são responsáveis pela criação do Dieese

Imagem Destaque
Bancários vestidos de terno reunidos à mesa durante a fundação do Dieese, em 1955

Devido ao sucesso, a série Histórias em Pílulas ganhou novos episódios para continuar contando histórias que fizeram parte do centenário do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região.

No episódio desta semana, vamos relembrar como se deu a criação do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio- Econômicos (Dieese), em 1955, pelo presidente do Sindicato na época, Salvador Romano, um dos idealizadores e primeiro presidente do Dieese.

A ideia foi inspirada nos modelos europeus e seria parte da Universidade dos Bancários, sendo o Dieese um departamento para auxiliar a categoria em relação aos índices da inflação.

Com o crescimento da importância do Dieese e seus estudos sobre a inflação na época da ditadura, crescem também os movimentos grevistas dos trabalhadores em São Paulo, nos anos 1970, após denúncias do departamento.

O Dieese teve sua importância reconhecida pelos trabalhadores e, com o tempo, outras entidades também passaram a utilizar suas pesquisas e serviços. O Dieese cresceu e virou um forte instrumento de toda a classe trabalhadora graças ao Sindicato dos Bancários.

Assista! A série faz parte das comemorações pelos 100 anos do Sindicato, completados em abril, e vai ao ar com um episódio por semana.

seja socio