Pular para o conteúdo principal

Em reunião com o Bradesco, Sindicato debate reestruturação e contratações na área de TI

Imagem Destaque
Imagem da reunião entre o movimento sindical bancário e o Bradesco, que ocorreu de forma remota

Nesta sexta-feira 1, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, por meio da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco, esteve reunido com representantes do banco. Na reunião, que aconteceu de forma remota, foi debatida a reestruturação anunciada pelo presidente do Bradesco no início de fevereiro; a contratação direta de cerca de três mil bancários para a área de Tecnologia da Informação (TI); além da criação do segmento Alta Renda Afluente, que terá um atendimento com menor número de clientes por carteira. 

Entre os representantes dos bancários que participaram da reunião, estiveram presentes a presidenta do Sindicato e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários, que é bancária do Bradesco, Neiva Ribeiro; e o dirigente do Sindicato e representante de São Paulo na COE, Márcio Rodrigues

A presidenta do Sindicato destacou a defesa dos empregos dos bancários do Bradesco em meio ao processo de reestruturação. 

“Em 2023, nós tivemos 6 mil postos de trabalho a menos no sistema bancário e sabemos a sobrecarga de trabalho que isso acarreta aos que permanecem empregados. Todas as vezes que ouvimos reestruturação já pensamos em fechamentos de agências e sabemos o que gera na cabeça dos trabalhadores, muito medo, ansiedade e stress. Por isso, cobramos do Bradesco que o plano estratégico seja implementado sem prejuízo do emprego, queremos acompanhar o processo, para que o emprego bancário seja respeitado”, afirmou Neiva Ribeiro. “A gente entende que o banco precisa de um plano de ação para melhorar o posicionamento, mas exigimos que seja feito sem prejuízo aos trabalhadores e à população”, completou.

Área de TI

Sobre a contratação direta de cerca de três mil bancários para a área de TI, anunciada pelo presidente do banco também em fevereiro, os representantes dos trabalhadores enfatizaram que antes de abrir a seleção para externos, é importante reaproveitar os trabalhadores que já atuam para o banco, com qualificação; além de destacarem que é fundamental aumentar o número de mulheres atuando na área. 

Em relação ao reaproveitamento dos trabalhadores que já atuam para o banco para a área de TI, os representantes do Bradesco afirmaram que essa é uma das estratégias do processo. Inclusive, apresentaram exemplos que já aconteceram no ano passado, com um plano de estrutura e capacitação.

“A contratação direta de cerca de três mil profissionais de TI como bancários é muito bem vinda. Vai ao encontro de uma das bandeiras de luta do Sindicato: trabalhou para banco, bancário é. Estes trabalhadores terão o direito de usufruir dos direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho e farão parte de uma das categorias mais fortes e organizadas do país”, diz o dirigente do Sindicato e representante de São Paulo na COE Bradesco, Márcio Rodrigues. 

Procure o Sindicato

Na reunião, os representantes do banco comunicaram o compromisso do Bradesco em manter o canal de comunicação aberto, de forma que o movimento sindical possa trazer as impressões e demandas dos bancários. 

Os bancários que tiverem qualquer problema relacionado ao processo de reestruturação no Bradesco devem entrar em contato com o Sindicato, para que assim a entidade possa buscar solução junto ao banco. O sigilo da identidade do autor da denúncia é garantido.  

Além do Canal de Denúncias, que foi aperfeiçoado recentemente, o bancário pode entrar em contato com o Sindicato por telefone (3188-5200), chate-mail e WhatsApp.

“A reunião foi de extrema importância diante do cenário que atravessamos. Deixamos claro para o banco que, neste momento de mudanças, a defesa dos empregos, dos direitos e a valorização dos bancários são prioridades. Juntos, bancários e movimento sindical, atravessaremos este período de transformações no banco”, conclui o representante de São Paulo na COE Bradesco.

seja socio