Pular para o conteúdo principal

Bancários protestam no HSBC

Imagem Destaque
Nesta quarta-feira, dia 19, 11 agências do HSBC, em São Paulo, das 47 que funcionam em horário estendido (9h às 18h), encerrarão suas atividades às 17h. A antecipação no horário de fechamento é um protesto dos bancários pelo fato de o banco não cumprir seu compromisso de contratar mais funcionários para essas agências.

O protesto é nacional e marca o início de uma campanha pela padronização do horário de atendimento com abertura às 9h e fechamento às 17h, dois turnos de trabalho e redução da carga horária de seis para cinco horas diárias. Em todo o país, agências do HSBC terão o horário de abertura atrasado em uma hora, ou de fechamento antecipado em uma hora.

“Estamos protestando contra o excesso de filas, a falta de funcionários e o assédio moral sobre os bancários”, conta Paulo Rogério Cavalcante, diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e funcionário do HSBC.

“Queremos também a implantação do ponto eletrônico obrigatório para os gerentes administrativos que, hoje, sem o controle dos horários de entrada e saída, acabam tendo as jornadas de trabalho extrapoladas e adquirem uma série de doenças ocupacionais.”

O Sindicato apóia a iniciativa de abertura das agências em horário estendido, desde que haja contratação de mais bancários. “Sabemos que a ampliação do horário de atendimento é boa para os clientes e por isso somos favoráveis. Mas ela será inócua se o banco não contratar mais trabalhadores”, avalia o presidente do Sindicato, Luiz Cláudio Marcolino. “A abertura de todas as agências em horário comercial, com dois turnos de trabalho, em todo o Brasil, geraria 161 mil novos postos de trabalho. Os bancos podem fazer isso, o país precisa e os clientes merecem”, destaca o dirigente.

Vale ressaltar que em 1993 cada bancário era responsável por 67 contas correntes. Esse número pulou para 184 em 2004. “Ou seja, o horário estendido pode resolver o problema das filas se mais bancários forem contratados. Hoje, cada funcionário de banco é responsável por três vez mais contas que há dez anos. Assim é impossível e por isso todo mundo reclama da qualidade do atendimento prestado pelos bancos”, completa Marcolino.

Serviço – As agências do HSBC que terão o horário de fechamento antecipado nesta quarta (19) são: Sete de Abril (Rua Sete de Abril, 101); República (Praça da República, 511); Arouche (Largo do Arouche, 610); Liberdade (Av. Liberdade, 575); Centro (Rua Boa Vista, 242); Ipiranga (Rua Vergueiro, 6.412), Masp (Av. Paulista, 1.708), Jardim América (Rua Estados Unidos, 1.240), Higienópolis (Av. Angélica, 1.992), Jardins (Av. 9 de Julho, 5.677).

O HSBC tem 99 agências em São Paulo, Osasco e região, 47 delas funcionando em horário estendido. No país são mil agências, das quais 217 funcionam no horário ampliado.
seja socio