Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Empregados são contra!

Audiência na Câmara debate transferência de Loteria para subsidiária da Caixa

Imagem Destaque
Logo da Caixa

A Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados vai realizar nesta quarta-feira (3), a partir das 14h, uma audiência pública para debater a proposta de transferência das operações das loterias federais para uma empresa subsidiária da Caixa Econômica Federal. A audiência foi solicitada pela deputada Erika Kokay (PT-DF) e pelo deputado Tadeu Veneri (PT-PR) a pedido da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf-CUT) e da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae).

“Cerca de 40% do lucro da Caixa com as Loterias são destinados para o investimento em educação, saúde e outros diversos projetos sociais. Transferir a operação para uma subsidiária facilita a privatização, o que levará à perda de investimentos nestas áreas”, observou a presidenta da Contraf-CUT e vice-presidenta da CUT, Juvandia Moreira, que será uma das debatedoras da audiência.

Em 2023, dos R$ 23,4 bilhões arrecadados em Loterias, R$ 9,2 bilhões foram para destinação social.

"Transferir as operações das loterias para uma subsidiária abre caminho para a privatização, pois, ao contrário do que ocorre com as empresas públicas, a venda de subsidiárias não precisa ter autorização do Congresso. Por isso, as entidades procuraram deputados para pedir a audiência. É preciso que os brasileiros saibam que pode haver perda de investimentos na sociedade e enfraquecimento da CEF", acrescenta Luiza Hansen, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas do Ramo Financeiro de São Paulo, Osasco e Região.

Ofício a Haddad

A Contraf-CUT já enviou um ofício ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, manifestando sua preocupação com a possibilidade de transferência das Loterias para subsidiária e solicitando o auxílio do ministro para suspensão da pauta, pois a medida pode comprometer o papel social do banco.

“Essa transferência é desnecessária, a própria Caixa pode entregar o que está sendo projetado para a Caixa Loterias, se a área tiver mais investimento de estrutura e tecnologia. Nosso foco é sempre fortalecer a Caixa e valorizar os empregados”, disse a coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) e representante recém-eleita pelos trabalhadores para representá-los no Conselho de Administração da Caixa, Fabiana Uehara Proscholdt, que também participará do debate.

seja socio