Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Plano Previ Futuro

Previ: BB aprova alteração na tabela PIP; mudança vai beneficiar milhares de trabalhadores

Imagem Destaque
Imagem em desenho mostra um idoso colhendo moedas em uma árvore

O Banco do Brasil aprovou as alterações na tabela da Pontuação Individual do Participante (PIP). Com a mudança, os trabalhadores do BB, associados ao plano Previ Futuro, poderão somar mais recursos para a aposentadoria, com o Banco do Brasil acompanhando essas contribuições.

A mudança da tabela PIP é um avanço importante que atende a uma antiga reivindicação dos trabalhadores e do movimento sindical.

“Essa é uma grande conquista para as associadas e os associados do Plano Previ Futuro, que vai possibilitar maior acréscimo na reserva matemática individual do plano, com a similar contrapartida do banco, melhorando o benefício de aposentadoria futura, e que o movimento sindical, junto com os eleitos na Previ, vêm há muito tempo lutando e reivindicando junto ao BB. Um grande motivo para comemoração!”, destaca Juliana Carminato, dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo e candidata ao Conselho Consultivo Plano Previ Futuro nas eleições da Previ 2024 pela Chapa 1 - Cassi para os Associados.

A atualização da tabela PIP vai acelerar o processo de pontuação que permite aumentar a contribuição adicional, conhecida como 2B, que o participante do Previ Futuro pode fazer à medida que evolui na carreira funcional.

A contribuição pode variar de 1% a 10% do salário de participação e o banco contribui com o mesmo percentual que o associado.

Três fatores são considerados para calcular a 2B: crescimento salarial do participante, tempo de filiação à Previ e crescimento salarial médio anual dos funcionários do BB vinculados ao Previ Futuro.

Com as mudanças propostas pela Previ e aprovadas pela Banco do Brasil nesta terça-feira 16, os funcionários poderão aderir à 2B desde que ingressam no Previ Futuro. 

A decisão do Banco do Brasil ocorreu após a revisão da tabela PIP passar por todas as instâncias da Previ. O projeto agora será apreciado pelos órgãos reguladores do sistema de previdência complementar.

Esta é a primeira atualização de cálculo da PIP desde que o plano Previ Futuro foi criado, em 1998, mesmo após várias alterações nos planos de cargos e salários do banco. Com a revisão, 30 mil associados mudarão de faixa de contribuição imediatamente, sendo que, destes, 15 mil sequer podiam contribuir pela Tabela atual.

“A nova tabela PIP, que vai beneficiar praticamente todos os bancários e bancárias do BB da ativa do Plano Previ Futuro, vem no esteio de grandes conquistas do funcionalismo capitaneadas pelo movimento sindical e pelos eleitos, tais como: a mudança da tabela de IR progressiva ou regressiva no final da acumulação do plano, a possibilidade de resgatar em até 80% a parte patronal da reserva matemática individual, a possibilidade de aposentaria com 10 anos de empresa e 50 anos de idade. Agora, precisamos aguardar a mudança do Regulamento do Plano após autorização dos órgãos reguladores competentes, como a Previc.”

Getúlio Maciel, representante da Fetec-CUT/SP na Comissão de Empresa dos funcionários do BB
seja socio