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Caixa apresenta dados da promoção por mérito 2022-2023

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Imagem de um gráfico representando ascensão profissional

Nesta terça, 27 de junho, o Grupo de Trabalho (GT) de Promoção por Mérito, da Caixa, voltou a se reunir, dando continuidade nas negociações iniciadas na semana anterior. O objetivo do GT é definir os critérios para pagamento de deltas do período 2023-2024. 

Na reunião, representantes da Caixa apresentaram dados do pagamento de deltar referente ao ano de 2022, recebidos pelos empregados no ano corrente. 

“Ainda estamos no início dos debates que, neste ano, conseguimos realizar com mais antecedência, o que vai permitir que as empregadas e empregados tenham mais tempo para conquistar os objetivos que forem definidos”, explicou o coordenador da representação da Contraf-CUT, João Paulo Pierozan. 

“Pedimos que o banco nos apresentasse os dados do pagamento efetuado neste ano para que a gente pudesse balizar as reivindicações de mudanças, mas ressaltamos que é importante que a Caixa traga também informações sobre a proporção de utilização do teto limite para que a gente consiga avaliar melhor e veja a possibilidade de ampliação dos valores pagos aos empregados”, completou.

Promoção 2022-2023

Todos os empregados que cumpriram os critérios definidos receberam um delta referente à promoção por mérito de 2022. 

Foram excluídos:

  • Quem trabalhou menos do que 180 dias em 2022 (1.752 empregados); 
  • Quem tinha alguma penalidade de suspensão (79); 
  • Registro de censura ética (1); 
  • Teve uma ou mais faltas injustificadas (718); 
  • Estavam com contrato de trabalho suspenso na data do pagamento (139). 

Os 3.446 empregados que chegaram ao teto da carreira não recebem o delta distribuído linearmente aos demais. 

Alegando problemas de orçamento, em 2023 a Caixa distribuiu apenas um delta linearmente e não distribuiu o segundo delta da promoção por mérito de 2022.

Entre todos que receberam a promoção:

  • 6% eram chefes de unidade; 
  • 24% de média gestão; 
  • 45% de função técnica; 
  • 25% sem função gratificada. 

Com relação ao local de trabalho, 72% dos que receberam trabalham na rede de agências, 20% em filiais e 8% na matriz.

Premissas da Caixa

A Caixa realizou pesquisas no mercado para saber como são feitas promoções por mérito e indentificou algumas premissas utilizadas em outras empresas. 

Posteriormente, os representantes do banco público listaram algumas "inspirações" que podem ser utilizadas na promoção por mérito na caixa: 

  • Reconhecimento do empregado que busca seu desenvolvimento profissional;
  • Valorização de princípios sustentáveis, com equilíbrio de aspectos sociais, culturais, econômicos e ambientais, para atender necessidades de todas as gerações;
  • Humanização das relações de trabalho, com inclusão e respeito às diversidades;
  • Estímulo à criatividade, à cultura empreendedora e às competências.

Sobre a "busca pelo desenvolvimento profissional", a dirigente do Sindicato e da Fetec-CUT/SP, Luiza Hansen, pontuou que esta é dificultada em muitas agências pela indisponibilidade de horário para a realização de cursos na Universidade Caixa, por exemplo. 

“É preciso que as pessoas tenham como buscar esse desenvolvimento. Na prática, as pessoas não têm como usar o tempo destinado à formação, pois o atendimento é muito pesado nas agências, principalmente nas afastadas, da periferia (...) Sei que isso passa por outras questões, como a necessidade de contratações, mas estamos aqui discutindo os critérios para a avaliação de mérito e essa dificuldade não pode ser desconsiderada”, afirmou a dirigente. 

Papel social da Caixa

A representação dos empregados também reforçou um ponto já abordado na reunião anterior: a valorização do trabalho social feito pelos empregados da Caixa, em especial na operação de programas sociais do governo federal. 

“A valorização do atendimento também faz parte deste novo projeto de banco mais humanizado. Não significa que devemos abrir mão da necessidade de autossustentação da Caixa. Mas não podemos nos esquecer que existe um grupo de empregados atendendo o social para que os demais consigam bater as metas. Quem cumpre a tarefa social do banco não pode ser prejudicado”, destacou Luiza Hansen. 

A próxima reunião do GT de Promoção por Mérito será no dia 13 de julho, às 10h30. 

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