Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Caixa Federal

CEE/Caixa cobra esclarecimentos sobre mudança do RH 184

Imagem Destaque
Print da tela da reunião virtual do Grupo de Trabalho (GT) sobre condições de trabalho na Caixa, onde se vê os rostos dos membros da CEE/Caixa

Em reunião do Grupo de Trabalho (GT) sobre condições de trabalho na Caixa, realizada na sexta-feira 16, a representação dos empregados ressaltou a indignação das entidades sindicais e dos empregados com relação à alteração do normativo RH 184, que trata sobre o exercício de função gratificada/cargo em comissão.

O Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos empregados da Caixa deixa explícito que as medidas do banco que afetem as empregadas e empregados devem passar pela mesa de negociações antes de serem efetivadas.

Mas a direção do banco não colocou em negociação as mudanças na RH 184. Limitou-se a implanta-las e, depois da reação dos empregados e das entidades representativas, divulgou um comunicado informando que a intenção da Caixa é não descomissionar quem estiver em tratamento de saúde, mesmo após os 180 dias.

“Mas essa determinação não está clara na nova redação do normativo. O que, junto com a ausência de comunicação prévia às representações sindicais, resultou em preocupação entre os trabalhadores. Algo que poderia ter sido evitado”, afirma Francisco Pugliesi, diretor executivo do Sindicato e membro da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa).

O banco aceitou rever a redação para dar mais clareza às mudanças realizadas no normativo.

A representação dos empregados destacou a importância das mesas de negociações permanentes com o banco e especificamente do GT para avançar na construção de um ambiente salubre de trabalho.

“Mas, é preciso que o banco apresente um calendário de negociações mais amplas, para além das que ocorrem nos GTs mês a mês. Precisamos que haja avanços nas reivindicações que foram passadas para o banco desde o último Conecef (Congresso Nacional dos Empregados da Caixa) e já reapresentada a esta gestão”, disse a coordenadora da CEE/Caixa, Fabiana Uehara Proscholdt.

Sem respostas

As discussões sobre as mudanças no RH 184 ocuparam grande parte do tempo de reunião. O banco apresentou projetos de ações em relação à diversidade e afirmou que os PCDs têm prioridade para as vagas de trabalho em home office, apresentou uma “Carta Compromisso”, assinada por toda a alta direção do banco, pela “Prevenção e combate ao assédio moral, sexual e à discriminação”, mas não apresentou respostas para pendências de reuniões anteriores, como sobre a quantidade de unidades da Caixa com PCDs lotadas e quais funções são ocupadas por este grupamento.

“Os projetos apresentados pela Caixa são importantes, mas as PCDs querem saber se podem ter a expectativa de ascensão de carreira dentro do banco. O respeito à diversidade não pode ser só no papel, precisa ser efetiva”, cobrou a Fabiana.

Também foi cobrada prioridade aos empregados com deficiência e aos empregados com filho, ou criança sob guarda judicial de até seis anos, para o teletrabalho, conforme preconiza o artigo 75, F da CLT.

Ainda com relação às PCDs, os trabalhadores cobram que a Caixa cumpra a lei e garanta jornada reduzida para mães e pais que têm filhos PCDs. Outros bancos públicos, como o Banco do Brasil e BRB já cumprem esta lei.

Outra pendência que ficou sem reposta é com relação à quantidade e localidade de empregados afastados para tratamento de saúde e os respectivos códigos de Classificação Internacional de Doença (CIDs).

“Não queremos saber das identidades das pessoas, nem de casos específicos. Queremos saber o que afeta os empregados para tentarmos, juntos com o banco, encontrar soluções para que os empregados parem de adoecer”, disse a coordenadora da CEE.

Outros pontos

A coordenadora da CEE lembrou ainda que o movimento sindical é contrário ao Programa de Qualidade de Vendas (PQV), que continua penalizando os empregados, que são assediados e pressionados a cumprir metas abusivas. “Antes de penalizar os empregados é necessário atuar em cima do que gera essas vendas sem qualidade”, disse.

A representação dos trabalhadores também reforçou o pedido de exclusão do programa “Fique bem” do Conquiste. Para a CEE/Caixa, além do programa ter o seu objetivo desvirtuado, a forma como está sendo tocada é apenas uma meta a mais a ser batida.

Foi reivindicado ainda o retorno dos fóruns regionais de condições de trabalho, para que a representação sindical e o banco, pontualmente, debatam e encontrem soluções sobre estrutura física, tecnológica, de pessoas, jornada, entre outros pontos que afetam o dia a dia de trabalho nas unidades do banco.

Também foi cobrada a melhoria dos sistemas, cuja instabilidade e problemas geram retrabalho e afetam as condições de trabalho.

seja socio