Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Campanha Salarial 2005

Bancários definem pauta e fazem atividade na quinta, dia 11

Imagem Destaque
Reunidos em assembléia na noite de hoje (9), os bancários de São Paulo, Osasco e região decidiram ratificar a minuta de reivindicações aprovada pelos 557 delegados eleitos de todo o país, participantes da Conferência Nacional, em julho.

A minuta, que será entregue à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) na quinta-feira, dia 11, prevê reajuste salarial de 11,77% e participação nos lucros e resultados (PLR) de um salário, mais R$ 788, acrescidos de 5% do lucro líquido do banco distribuído de forma linear entre todos os funcionários.
O índice de 11,77% é composto pela reposição de 5,69% (inflação projetada pelo ICV Dieese para o período de 1º de setembro 2004 a 31 de agosto 2005), e aumento real de 5,75%.

“Os bancários têm direito a uma parte do lucro fantástico que os bancos vêm alcançando, por isso, este ano, estamos apresentando uma nova proposta de PLR, para tornar essa distribuição mais justa”, afirma o presidente do Sindicato, Luiz Cláudio Marcolino.

Até o ano passado, a PLR paga aos bancários era composta de 80% do salário mais a parte fixa. Pela regra da convenção coletiva de trabalho, os bancos devem gastar com PLR entre 5% e 15% do seu lucro. No entanto, nos últimos anos, as instituições financeiras gastaram menos de 7% em média. Esse número já foi de 12%. "O lucro dos bancos aumentou e o número de funcionários caiu: o modelo de pagamento de PLR tem que mudar para que parte desses resultados realmente vá para o bolso o bancário", ressalta Marcolino.

Vale lembrar que os dois maiores bancos do país, Itaú e Bradesco, viram seu lucro crescer no segundo trimestre deste ano 40% e 120%, respectivamente, em relação ao mesmo período de 2004.

Além das econômicas, a minuta de reivindicações conta com cláusulas relativas às condições de trabalho, proteção ao emprego, saúde, segurança e igualdade de oportunidades.

A data-base da categoria, que é composta por cerca de 400 mil bancários em todo o país, é 1º de setembro. Em São Paulo, Osasco e região há cerca de 106 mil trabalhadores em bancos. No ano passado, os bancários receberam reajuste salarial que variou entre 8,5% e 12,77% (no piso salarial), contra uma inflação de 6,4%.
 
Atividade – Na quinta, dia 11, quando o Comando Nacional dos Bancários entrega a minuta à Fenaban, o Sindicato realiza atividade pelas ruas do Centro. Com o mote “Vamos conquistar essa primavera”, os bancários tomarão as ruas com flores, bexigas coloridas e muita animação. Lembrando a todos que “#$¨@**&/#<@##¨#!*&>@?|}#”, os trabalhadores saem da sede do Sindicato (Rua São Bento, 413) às 13h, percorrem as principais agências da região (nas ruas Direita, XV de Novembro, Boa Vista e Praça do Patriarca) e encerram com ato em frente à sede da Fenaban (Rua Líbero Badaró, 425), às 15h.
seja socio