Pular para o conteúdo principal

Às vésperas de negociação, bancários festejam dia da categoria com unidade

Imagem Destaque
Os trabalhadores fizeram a festa na região central, nesta terça-feira, 28 de agosto, Dia dos Bancários. A comemoração foi celebrada na Praça do Patriarca, em frente ao Unibanco, e na rua 15 de Novembro, em frente à matriz do banco Nossa Caixa. Quem passou por lá teve direito a bolo, lembrancinha de aniversário e música.

A atividade marca também o Dia Nacional de Luta da categoria que está sendo realizado em várias regiões do país, como mobilização da Campanha Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro 2007. A partir desta quinta, dia 30, o Comando Nacional dos Bancários discute o primeiro bloco de reivindicações da série de quatro que serão negociados com a Fenaban (Federação dos Bancos).

“Celebramos hoje a nossa história de conquistas fruto de muita mobilização, entre elas a de sermos uma das primeiras categorias a ter um Contrato Coletivo de Trabalho válido nacionalmente. E esse ano não vai ser diferente. Só com muita mobilização será possível avançar na mesa de negociação”, disse Luiz Cláudio Marcolino, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

O Dia do Bancário é celebrado desde 1951, quando aconteceu um das mais longas e vitoriosas greves. De lá pra cá os bancários conquistaram o fim do trabalho aos sábados, redução da jornada para 30 horas, direito ao vale-refeição e ao vale-alimentação, entre outros. Porém ainda há muito para se avançar. Os bancários querem o fim do assédio moral e das metas abusivas, melhores condições de trabalho, mais segurança, direito a auxílio-educação e 13ª Cesta Alimentação, só para ficar nas reivindicações que serão negociadas na reunião desta quinta com a Fenaban.

ALESP- Luiz Cláudio Marcolino foi um dos homenageados na Assembléia Legislativa de São Paulo (Alesp) em sessão solene realizada nesta segunda-feira, dia 27, em razão do Dia do Bancário.

Festa Cidadã - Dentro das comemorações também está programada para sexta-feira, 31, a Festa do Chopp. Os sindicalizados doam brinquedos e roupas infantis e os trocam por um ingresso cidadão que dá direito a participar da festa. Tudo que for arrecadado será entregue a instituições que atendem crianças carentes.
seja socio