Pular para o conteúdo principal

Fundação Travessia tem nova diretoria

Linha fina
Braço social do Sindicato, projeto que atende crianças em situação de risco pede apoio da sociedade
Imagem Destaque

São Paulo – Os centros comerciais das grandes cidades, via de regra, se transformam no destino da população em vulnerabilidade. É o que ocorre na maior capital do país, cujas ruas do centro servem de “abrigo” para meninos e meninas em situação de risco. Foi com o objetivo de combater essa situação, presente no centro da capital, onde fica a sede do Sindicato, que nasceu a Fundação Projeto Travessia.

Criada pelo Sindicato em dezembro de 1995, a fundação acaba de ter sua nova diretoria empossada. A nova gestão mantém no comando a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, e ganha dois novos integrantes, o diretor executivo do Sindicato Kardec de Jesus Bezerra, que assume a diretoria administrativa, e Maria de Lourdes Alves da Silva, da Fetec-CUT/SP, que ficou na secretaria da entidade (veja abaixo a nova diretoria da entidade).

“Somos uma entidade que representa os interesses da categoria bancária, mas além da luta diária pela garantia e ampliação do direito dos trabalhadores, atuamos também como um sindicato cidadão, comprometido com a melhoria de vida na cidade e com justiça social no país. Nada mais coerente do que atuarmos pela proteção e pelos direitos dessas crianças”, diz a presidenta Juvandia Moreira.

Reintegração –Em seus 16 anos de atuação, o Travessia já atendeu mais de 13 mil crianças e adolescentes que moravam nas ruas ou que corriam o risco de fazê-lo. Mas esse universo pelo menos triplica quando se leva em conta as famílias e comunidades dessas crianças, também atendidas de alguma forma pelo projeto.

“O objetivo do Travessia é a reintegração familiar, escolar e comunitária dessas crianças. O primeiro passo para isso é a aproximação e a conquista da confiança desses meninos, que é feita pelos educadores de rua. Esse trabalho é desenvolvido pelo PER (Programa de Educação na Rua), um dos núcleos do Travessia. Mas em um segundo momento é preciso ir aos bairros de origem das crianças e desenvolver projetos junto às famílias, escolas e à comunidade em geral. E é isso que temos feito há 16 anos”, explica a coordenadora-geral do Travessia, Cleuza Rosa da Silva.

> Travessia completa 16 anos

Parcerias – Todos os projetos desenvolvidos pelo Travessia – que já retiraram meninos e meninas das ruas ou que evitaram que crianças e adolescentes, em risco social, acabassem morando nas ruas – só foram colocados em prática graças a parcerias com entidades, poder público e empresas públicas ou privadas.

“O apoio da sociedade é fundamental para que continuemos realizando nosso trabalho”, ressalta a coordenadora. Cleuza informa que a ajuda de pessoas físicas também é bem-vinda. “Os cidadãos e cidadãs que se preocupam com a realidade dessas crianças e adolescentes também podem contribuir com a Fundação.”

Ajuda – O trabalho desenvolvido pelo Travessia pode ser apoiado de duas formas: doando notas fiscais para o projeto ou com depósitos em contas correntes.

Em breve haverá urna para recolher notas fiscais na entrada do Sindicato, na Rua São Bento 413, mas os interessados também podem entregar as notas na sede da fundação ou enviá-las por e-mail para [email protected], a Fundação fica na Rua Líbero Badaró, 471, 19º andar, Centro – São Paulo - SP – CEP 01009-903. Já as contribuições em dinheiro podem ser feitas no Bradesco, agência 3003-1, conta corrente 117.040-6; ou no Banco do Brasil, agência 3055-4, conta corrente 15.148-3, em nome da Fundação Projeto Travessia, CNPJ 01.044.756/0001-03.

Visite o site da fundação e saiba mais sobre o Travessia.

Conheça a nova diretoria

Diretora Presidenta: Juvandia Moreira Leite
1º Diretor Vice-Presidente: Paulo Roberto Salvador
2º Diretora Vice-Presidenta: Rita de Cássia Berlofa
Diretor Financeiro: Carlos Miguel Barreto Damarindo
Diretor Administrativo: Kardec de Jesus Bezerra    
Diretora Secretária: Maria de Lourdes Alves da Silva
Conselho Fiscal (membros efetivos): Ernesto Shuji Izumi e Luiz Cesar de Freitas
Conselho Fiscal (suplente): Marcelo Peixoto de Araújo        
Conselho curador
Presidente: Gilmar Carneiro dos Santos
Vice-Presidente: Daniel Santos Reis
Secretária: Raquel Kacelnikas


Andréa Ponte Souza 8/8/2012

seja socio