Pular para o conteúdo principal

Negociação com os bancos continua nesta quarta-feira (28)

Linha fina
Após 22 dias de greve, negociação é retomada e Fenaban apresenta proposta de Acordo de dois anos
Imagem Destaque
Em reunião realizada nesta terça-feira (27), a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) propôs novo modelo de acordo para a categoria, com validade de dois anos. O Comando Nacional dos Bancários reafirmou que a proposta tem de contemplar itens como emprego, saúde, vales, auxílio-creche, entre outros.

A Fenaban vai reunir os bancos na manhã desta quarta e a negociação continuará às 15h, onde apresenta proposta completa.

“O acordo de dois anos pode ser uma boa alternativa, desde que traga ganho para os bancários”, disse Juvandia Moreira, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários.

Mobilização -  Um balanço feito pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região mostra que 914 locais de trabalho, sendo 12 centros administrativos e 902 agências fecharam nesta terça-feira (27), vigésimo segundo dia de greve dos bancários, na base do Sindicato (São Paulo, Osasco e Região). Estima-se que mais de 36 mil trabalhadores participaram das paralisações. Durante todo o período de greve, o autoatendimento continua funcionando normalmente.

Negociação - Data-base dos bancários é 1º de setembro. A categoria entregou pauta com as reivindicações no dia 09 de agosto e, após cinco rodadas de negociação com a federação dos bancos (Fenaban), não houve acordo para o índice de reajuste e demais reivindicações. No dia 30/08 os bancos apresentaram proposta com reajuste de 6,5% com R$3.000 de abono para os trabalhadores. Categoria, após assembleias realizadas em todo o país no dia 01/09, rejeitou proposta e greve teve início no dia 06/09. A segunda proposta aconteceu no dia 09/09, com reajuste de 7% (com 2,39% de perda salarial) e abono de R$3.300, rejeitada na mesa de negociação. Outras duas reuniões: 13 e 15/09 não houve mudança na proposta.


Cecilia Negrão
Assessora de imprensa do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região -
(11) 99610-5594
[email protected]
seja socio