Pular para o conteúdo principal
Chapéu
O Sindicato é feito de pessoas

Aline Molina: 'desde que me entendo por gente, eu sou uma militante'

Imagem Destaque
Aline Molina roupa preta, colar dourado e batom vermelho

“Ter vindo para o Sindicato dos Bancários foi um momento muito importante na minha vida. O Sindicato faz parte da minha vida e não me vejo fazendo outra coisa a não ser lutar. O Sindicato faz parte da minha vida, ser militante faz parte da minha vida, ser de esquerda faz parte da minha vida.”

Assim que Aline Molina, presidenta da Fetec CUT-SP, Secretária de Formação do Sindicato e diretora-geral da Faculdade 28 de Agosto, relembra com orgulho da sua trajetória profissional.

Ela é a personalidade de hoje da série O Sindicato é feito de pessoas.

Aline iniciou sua carreira aos 18 anos, lotada na compensação da madrugada, no Itaú Unibanco, em 1993. Ela relembra que conhecia os dirigentes sindicais, porém, não tinha contato por conta do horário de trabalho. E comenta que quando foi transferida e passou a ter horários mais livres, começou a se aproximar do movimento sindical e a participar de cursos de formação, assembleias, manifestações, e não parou mais.

Até chegar a presidência da Fetec-CUT/SP, Aline ocupou cargos importantes que deram base para assumir a Federação dos Bancários de São Paulo, e também discernimento para entender a realidade e as particularidades de sindicatos do interior do estado.

Molina destaca ainda a parceria de sucesso com o Sindicato de São Paulo e da importância de realizarem trabalhos e atividades em conjunto para o fortalecimento das entidades e da categoria no estado de São Paulo.

Aline relembra ainda das mulheres que antecederam a participação no movimento sindical, ressalta a chegada da primeira mulher à presidência do Sindicato e de como elas geraram uma transformação após ocuparem cadeiras nas mesas de negociação com os banqueiros.

E para finalizar, Aline relembra da greve de 2004 e do momento de certeza que lutar coletivamente era uma paixão que ela gostaria de manter viva pelo resto da vida.

Assista a entrevista completa no canal do Sindicato no YouTube.

seja socio