Pular para o conteúdo principal
Chapéu
O Sindicato é feito de pessoas

Luiz Gushiken: ‘lutar por melhores salários e um Brasil mais justo para os trabalhadores’

Imagem Destaque
Luiz Gushiken camisa azul e cabelos grisalhos

O novo capítulo da série O Sindicato é feito de pessoas é sobre Luiz Gushiken, ex-presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, que faleceu em 2013.

O vídeo desta quarta-feira 6 faz parte do projeto Memória Sindical de 2014, idealizado pelo escritório Crivelli Advogados Associados.

Carinhosamente chamado pelos companheiro de China, Gushiken era tido como o articulador, paciente, alegre e fissurado por trabalho. 

Nascido na cidade de Oswaldo Cruz, interior de São Paulo, em 1950, Luiz Gushiken iniciou sua trajetória no movimento sindical em meados dos anos 1970, na capital paulista, na trotskista Libelu (Liberdade e Luta), com colegas da Fundação Getúlio Vargas, na qual cursava administração de empresa, e estudantes de outros cursos e universidades. 

Também nessa época exercia a primeira experiência na liderança de trabalhadores, eleito cipeiro de uma agência do antigo Banespa. 

Gushiken relembrou também quando passou a integrar grupo de bancários de várias tendências que passaram a compor a oposição à então diretoria do Sindicato, a partir da greve de 1978, vencendo, no ano seguinte, a eleição na chamada Retomada. 

Na gestão de Augusto Campos, Gushiken auxiliou na organização das oposições bancárias do interior e de outros estados, ampliando a unidade da categoria em todo o país. 

Até hoje é lembrado pelo papel importante na formação sindical de vários trabalhadores, pela aproximação com outros sindicatos e na formação da CUT (Central Única dos Trabalhadores), em 1983.

Este vídeo relembrar a trajetória e o legado imenso que até hoje serve de inspiração para o movimento sindical.

Assista a entrevista completa no canal do Sindicato no YouTube.

seja socio