Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Não sofra sozinho

Sindicato retoma Encontros de Saúde às terças, a partir do dia 3. Inscreva-se

Imagem Destaque
Arte mostra mãos tocando um círculo e no centro desse círculo uma cruz simbolizando a saúde

Ambientes competitivos, assédio moral e pressão constante pelo cumprimento de metas, muitas vezes abusivas, fazem da categoria bancária uma das que mais adoece psiquicamente no país. Os dados mostram que o adoecimento por transtornos mentais nos bancários é uma epidemia: se em 2012 eles respondiam por 25%  de todos os afastamentos de bancários, já em 2022, passaram a quase 44% de todos os benefícios do INSS concedidos à categoria, tanto previdenciários quanto acidentários.

Se levarmos em conta apenas os auxílios acidentários – aqueles em que o INSS reconhece o nexo causal da doença com o trabalho, ou seja, reconhece que o motivo da doença foi o trabalho –, esse percentual de transtornos mentais na categoria sobre para 57% no Brasil e assustadores 82% apenas no município de São Paulo.

Encontros de Saúde dos Bancários

É por esse motivo que o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, por meio de sua Secretaria de Saúde, promove periodicamente os Encontros de Saúde dos Bancários, espaço de acolhimento e escuta dos trabalhadores em sofrimento psíquico. Os encontros agora ocorrem de forma virtual, e serão retomados todas as terças-feiras, das 13h30 às 15h30, a partir do dia 3 de outubro. Serão ao todo 10 encontros.

O link para participação será enviado com antecedência para dos inscritos.

Contatos para inscrição

Telefone: 3188-5200
Whatsapp: 11 97198-3698
E-mail: [email protected] 
Ou ainda diretamente com um dirigente sindical.

Espaço de acolhimento

Os Encontros de Saúde, realizados em parceria com o curso de Psicologia da PUC-SP, ocorrem há quase 15 anos. Nesses encontros, os trabalhadores são estimulados a ficarem à vontade para falar dos problemas que os afligem. Em geral, eles trazem casos de assédio e de cobranças excessivas por metas, de desrespeitos e humilhações que os fazem sofrer. Essa troca de experiências é mediada por estudantes do 4º ano de Psicologia da PUC, orientadas pela professora doutora Renata Paparelli. A ideia é que os bancários e bancárias consigam adquirir forças e estratégias para enfrentar toda essa problemática.

seja socio