Pular para o conteúdo principal

Ato público pressiona direção do Desenvolve SP

Linha fina
Manifestação realizada pelo Sindicato exige do banco paulista respeito às conquistas da Campanha
Imagem Destaque

São Paulo – O Sindicato realizou protesto em frente ao Desenvolve SP, banco de fomento controlado pelo governo estadual, que mais uma vez não cumpriu os acordos estabelecidos na convenção coletiva da categoria bancária.

O ato, nesta quinta-feira 31, foi marcado pela indignação dos bancários da instituição, que não receberam os 8% de reajuste no salário e nas verbas e a PLR. Em um primeiro momento, a diretoria do banco afirmou que a demora em repassar as conquistas aos trabalhadores se dava em função de um decreto estadual, o 59.598/2013. Segundo essa versão, a instituição só poderia efetuar os pagamentos após a autorização do Conselho de Defesa dos Capitais do Estado (Codec), órgão vinculado à Secretaria Estadual da Fazenda.

O Sindicato já denunciou que essa leitura está equivocada, já que apenas o pagamento da PLR depende de autorização do Codec. As demais conquistas devem ser pagas logo após a assinatura da Convenção Coletiva, já que os trabalhadores do Desenvolve SP são bancários.

Em uma circular interna do Desenvolve SP – que chegou ao conhecimento do Sindicato – um gestor admite que o decreto 59.598 não se aplica ao caso dos funcionários da instituição. “Se admitem internamente, por que até agora não pagaram os direitos conquistados na campanha? Queremos saber qual versão é a verdadeira: a que eles defenderam em conversa com o Sindicato ou a que eles circulam entre os funcionários?”, afirma a secretária-geral do Sindicato, Raquel Kacelnikas.


Renato Godoy – 31/10/2013

seja socio