Pular para o conteúdo principal

Mais gerentes do Banco do Brasil aderem à greve

Linha fina
Frente formada por bancários que ocupam funções de assistente e gerência de relacionamento percorre agências para convencer colegas que ocupam as mesmas funções a participarem do movimento; no 11º dia de greve, maior unidade do estado paralisou completamente
Imagem Destaque
São Paulo – “Não adianta jogar a greve nas costas dos caixas e dos escriturários e continuar fazendo negócio e batendo meta dentro da agência fechada para o público. O banco só sente a greve quando toma prejuízo, e só assim vai aceitar negociar esse índice que é uma vergonha.” A opinião é de uma gerente de relacionamento de uma agência localizada no centro de São Paulo.

11º dia: categoria firme e forte na greve
> Fotos: galeria da mobilização no BB

Na sexta-feira 16, a unidade recebeu uma comissão formada por integrantes da diretoria do Sindicato e bancários que ocupam a mesma função. A frente tem o objetivo de convencer os colegas a aderirem ao movimento. Durante a visita, foi entregue carta explicando a necessidade de parar e realizada reunião entre a comissão e os bancários.

Depois da argumentação, em assembleia reservada, os trabalhadores deliberaram por paralisar as atividades por tempo indeterminado. Aquela que é a maior agência do estado e a terceira maior do país, com mais de 12 mil clientes, ficará sem negociar milhões de reais para o banco até que a greve acabe.

Agência fechada, mas se engana quem acha que os trabalhadores vão descansar, passear ou viajar. “Eu não entrei em greve para ficar em casa. Se eu parei, os outros também têm que parar”, afirmou uma bancária. Agora, eles vão formar outras células que percorrerão mais agências em busca de novas adesões de gerentes e assistentes. “Quanto mais gerentes participarem da greve, mais força teremos para lutar por aumento maior”, opinou outro bancário.  

Desde quarta-feira 14, já são seis agências localizadas na base do Sindicato que sucumbiram à comissão de convencimento. E não é só o índice de reajuste de 5,5% oferecido pela Fenaban que motivou a adesão ao movimento. O sentimento de desvalorização dos gerentes transcende a proposta que impõe perdas de 4%. Abarca também a rotina de trabalho, caracterizada por metas abusivas, dificuldade de promoção e assédio moral.

> “Greve não é só para os caixas”, enfatizam gerentes

“É meta, meta, meta, o tempo todo, e ela só aumenta. Produzimos muito para o banco e não recebemos reconhecimento por isso”, ilustra uma bancária. “E para completar, oferecem um índice que não repõe nem a inflação. O banco pediu para a gente entrar em greve.”

Um colega reforça: “Minha meta de Resultado de Seguridade [venda de produtos de previdência, capitalização e seguridade] aumentou 400% em dois anos e o banco quer dar um aumento de 5,5%, É muito desrespeito.”

Sem medo de fazer greve – E o medo de que a adesão à greve possa prejudicar a carreira no banco não existe entre esses gerentes e assistentes. “Falar que fazer greve vai impedir o crescimento dentro da empresa é confiar muito pouco no próprio taco”, opinou uma.

“Isso não existe, não é a greve que vai fazer o cara perder a comissão. Só quem faz besteira é descomissionado. Temos de parar com esse medo e nos unirmos”, opinou outra. “Estou há mais de 10 anos no Banco do Brasil e nunca vi ninguém que participou de greve ser descomissionado por causa disso”, reforçou um colega.

Um integrante da frente de convencimento ressaltou que o cargo de gerente de relacionamento não é de confiança. “Nós não assinamos procuração pelo banco. Ao invés disso, nós batemos ponto, somos peões, proletários, e por isso temos todo o direito de fazer greve.”

A dirigente sindical e funcionária do Banco do Brasil Silvia Muto orienta aos bancários que quiserem a comissão de convencimento em sua agência, a acionar o Sindicato pelo 3188-5200 ou clicando aqui (escolha o setor 'site'). O sigilo é absoluto.

“Vocês não estão sozinhos. Vocês têm o Sindicato, mas sem vocês não somos nada. A greve é feita pelos bancários com o nosso apoio. Ressaltamos que não vamos tolerar nenhum tipo de represália ou práticas antissindicais, e quem for vítima deve denunciar ao Sindicato.”


Rodolfo Wrolli – 16/10/2015
 
seja socio