Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Caixa

Mudança na presidência da Caixa não pode prejudicar os empregados

Imagem Destaque
Fachada da Caixa

Nesta quarta 25, o governo federal anunciou a troca da presidência da Caixa. De acordo com o anúncio feito pela Secretaria de Comunicação da Presidência, por meio de nota, Rita Serrano será substituída por Carlos Antônio Vieira Fernandes no comando do banco público.

“Não posso deixar de lamentar a substituição de uma mulher, funcionária de carreira, por um homem na presidência da Caixa. Perdemos um espaço de protagonismo feminino. Não iremos aceitar que a troca da presidência resulte em prejuízos aos direitos dos empregados e a função social da Caixa”, enfatiza a presidenta do Sindicato, Neiva Ribeiro.

O novo presidente da Caixa, Carlos Antônio Vieira Fernandes, é economista e servidor do banco público. Esteve à frente da Funcef, o fundo de pensão dos funcionários da Caixa, entre 2016 e 2019, nos governos Temer e Bolsonaro.

Ele assume o banco público em um momento no qual estão em curso importantes negociações com as entidades representativas dos empregados da Caixa, entre elas a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico sobre o Saúde Caixa; e a questão das funções minuto.

“O Sindicato seguirá atento, mobilizado e na luta pelos direitos dos empregados, na defesa do Saúde Caixa, e por uma Caixa 100% pública, essencial para a reconstrução do Brasil e para a retomada do desenvolvimento econômico e social. Não queremos que se implemente novamente uma visão de direita na Caixa, uma gestão de desmonte, privatista, que foi tão prejudicial para os empregados e para o país. Os trabalhadores da Caixa e suas entidades seguem firmes para que o banco cumpra seu papel no projeto de reconstrução do Brasil, eleito nas urnas em 2022”, conclui o diretor executivo do Sindicato e empregado da Caixa, Francisco Pugliesi, o Chico.

seja socio