Pular para o conteúdo principal

Parceria entre Cassi e Einstein já está valendo

Linha fina
Por meio do Projeto Locomotor, participantes poderão usar hospital para tratar de problemas na coluna
Imagem Destaque

São Paulo - A parceria da Cassi com o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, para a emissão de parecer médico sobre doenças na coluna vertebral começou a valer no dia 1º de novembro.

Por meio do Projeto Locomotor, a parceria vale, inicialmente, para os participantes que moram na Grande São Paulo. Com o tempo, deve ser estendida para todo o país.

O Albert Einstein é referência nacional em tecnologia médica e pelo desempenho em procedimentos de alta complexidade. O hospital oferecerá o acompanhamento por cirurgiões de coluna, ortopedistas e neurocirurgiões, além de um centro de atendimento especializado.

Ao identificar a solicitação de cirurgia a partir do registro de pedido na Central Cassi, a Unidade entrará em contato com o beneficiário para detalhar o projeto e autorizar o acesso ao hospital e agendamento de avaliação clínica. Depois, é possível optar pela continuidade do tratamento - inclusive realizar cirurgia - no Albert Einstein ou com o médico de confiança.

Nos casos sem indicação cirúrgica, também será possível escolher seguir com o tratamento conservador (fisioterapia, acupuntura, hidroterapia) ou em rede credenciada do hospital e/ou na rede credenciada à Cassi.

"A parceria é uma importante conquista para o trabalhador. Além do tratamento já oferecido na rede credenciada, os bancários serão acompanhados por equipe especializada e referenciada em órteses e próteses de coluna", diz Silvia Muto, dirigente da Fetec-CUT/SP e integrante do Conselho de Usuários da Cassi.

Para Claudio Luiz de Souza, também dirigente sindical, "o projeto deve ser apropriado pelo bancário uma vez que é um inciativa importante que visa combater doenças relacionadas a atividade ocupacional dos trabalhadores do sistema financeiro.”

“A Cassi é uma autogestão. Isso significa que o BB e os bancários dividem a responsabilidade pela sua administração. Porém é importante ressaltar que o BB deveria restituir à Cassi, todos os gastos relacionados às doenças oriundas do trabalho. O bancário e a Cassi não podem ter sua finança onerada com despesas relacionadas a doença ocupacional", finaliza Silvia Muto.

Tire as dúvidas

1) O que é o Projeto Locomotor?
É um produto exclusivo para pacientes sem acesso ao Hospital , que prevê um protocolo de atendimento para cada tipo de tratamento de patologias de coluna. Os pacientes são acompanhados por uma equipe médica altamente qualificada para tratar cada diagnóstico.

2) Posso realizar consultas e exames no Hospital Albert Einstein?
Não. O hospital não foi contratado para realização de serviços ambulatoriais (consultas e exames).

3) Em quais situações posso ser atendido no Hospital Albert Einstein?
Somente quando houver indicação de cirurgia da coluna, desde que a mesma se enquadre nos critérios estabelecidos no Projeto Locomotor.

4) Como faço para ter acesso ao atendimento do Hospital Albert Einstein?
O Hospital foi contratado para emissão de parecer sobre patologias da coluna. Portanto, é necessário que haja uma indicação cirúrgica de acordo com os critérios do Projeto Locomotor para que os profissionais do hospital possam fazer uma avaliação da necessidade ou não do procedimento cirúrgico.

5) Posso realizar outras cirurgias no Hospital?
Não. A parceria é válida apenas para cirurgias de coluna que se enquadrem nos critérios estabelecidos no Projeto Locomotor.

6) A própria Unidade Cassi me dará retorno? Em quanto tempo?
A Unidade fará contato com o participante assim que for acionada pela Central Cassi.

7) Tenho indicação de cirurgia de coluna por parte de meu médico. Devo ir diretamente ao Albert Einstein?
Não. O participante residente na Grande São Paulo com indicação de cirurgia de coluna, que se enquadre nos critérios estabelecidos pelo Projeto Locomotor, deve aguardar o contato da Unidade CASSI para depois agendar sua avaliação no Hospital.

8) O tratamento conservador (fisioterapia, acupuntura, hidroterapia) pode ser realizado no Hospital Albert Einstein?
Quando os profissionais indicam o tratamento conservador, os participantes da Grande São Paulo podem realizar o tratamento no próprio Hospital, nas Unidades Morumbi ou Vila Mariana do Einstein.

9) Nos casos de indicação cirúrgica, posso realizar o procedimento no Hospital?
É possível realizar o procedimento cirúrgico no Albert Einstein.

10) Não moro em São Paulo, como faço para participar do Projeto Locomotor?
Inicialmente, o Projeto Locomotor está disponível para os participantes da Grande São Paulo. Caso participantes de outros Estados tenham indicação cirúrgica, que se enquadre nos critérios do Projeto, e as Unidades Cassi identifiquem diagnósticos de acordo com esse tipo de avaliação, os mesmos poderão ter acesso ao Hospital. Contudo, as despesas de deslocamento, hospedagem e alimentação não serão abonadas pela Cassi.

11) O convênio com o Hospital é válido para todo o País?
Neste momento o Projeto Locomotor é válido para a Grande São Paulo. Trata-se de um piloto que no decorrer do tempo será estendido aos demais Estados.

12) Sou obrigado a realizar minha cirurgia de coluna no Hospital Albert Einstein?
Não. Após avaliação pelo Albert Einstein sobre a necessidade cirúrgica, o participante pode optar por fazê-la com seu médico de confiança ou no Hospital.


Redação, com informações da Cassi - 12/11/2013

seja socio