Pular para o conteúdo principal
Chapéu
O Sindicato é feito de pessoas

Glória Abdo: ‘uma mulher a frente de seu tempo, sem medo e com humor inteligente’

Imagem Destaque
Patrícia Abdo de cabelo preto e óculos e Vanessa Abdo loira de cabelos longos relembram a vida de Gloria Abdo, morta em 2020

‘Foi ótima, inesquecível e a frente do seu tempo!’. De forma espontânea, essas são as palavras que as filhas Vanessa Abdo e Claudia Patrícia Abdo usaram para descrever a mãe Maria da Glória Abdo, falecida em 2020.

Glorinha, como é chamada carinhosamente pelo movimento sindical, é a personalidade da série O Sindicato é feito de pessoas.

Em duas horas de uma entrevista cheia de emoção e saudades, Vanessa destaca o momento que mais se recorda de sua mãe. “Sempre com microfone na mão, meio descabelada e vermelha, defendendo o ponto de vista dela com muita convicção”, afirma Vanessa.

As filhas relembram do momento em que a mãe, nascida no Mato Grosso do Sul, recebeu o título de Cidadã Paulistana com indicação de Augusto Campos, que era vereador na época, em virtude de sua luta por igualdade e engajamento nos movimentos sociais.

Patrícia, com voz embargada, destaca os desafios enfrentados pela mãe quando se tornou bancária da extinta Nossa Caixa, em 1970,

como o machismo e da luta encabeçada por ela pelo direito a creche, que futuramente inspirou o auxilio creche/babá, conquistado e adicionado à CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), em 1981.

Como legado para o Brasil, Glorinha foi uma das cofundadoras do Partido dos Trabalhadores, pela vinda dos médicos cubanos para o Brasil, pela criação do Estatuto do Idoso e das pautas pelos povos originários, direitos dos LGBTQIAP+, negros e mães solteiras.  

Assista também aos demais depoimentos da série O Sindicato é feito de pessoas.

seja socio