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Sem aviso ou diálogo, BNP Paribas impõe mudanças no plano de saúde dos funcionários

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Ilustração de uma bancária, em frente ao computador, fazendo cálculos e pensando no plano de saúde

Sem qualquer aviso prévio ou consulta aos funcionários, e nem mesmo ao Sindicato, o banco BNP Paribas realizou mudanças no plano de saúde dos trabalhadores, impondo o pagamento de coparticipação em parte dos exames, consultas e pronto-socorro. Até então, os bancários não eram cobrados pelo plano.

Para piorar, o banco não apresentou qualquer estudo que justificasse a alteração. Também não foi oferecida aos trabalhadores opção por uma cobertura menor do plano.

Outro problema está relacionado ao fato de que os valores cobrados são os mesmos para todas as faixas salariais. Do analista ao diretor, todos pagarão o mesmo, o que por óbvio compromete mais a renda de quem possui salários mais baixos.

Diante das denúncias feitas pelos trabalhadores do BNP Paribas, o Sindicato se reuniu com representantes do banco para questionar a mudança e reivindicar que não fossem aplicadas de imediato, sem antes consultar os empregados. Porém, o banco informou que a decisão já estava tomada e alegaram que o novo modelo adotado é sustentável para o plano e ainda assim benéfico aos trabalhadores.

O banco informou ainda que empregados que estejam em tratamentos e demandam exames e consultas, que eventualmente passarão a ser cobradas pelo novo modelo, terão atenção especial pela instituição, de forma que as cobranças não afetem significativamente a remuneração mensal.

“Repudiamos estas alterações que afetam um tema tão sensível para os trabalhadores, que é o convênio médico. Vamos monitorar os desdobramentos, fazer as denúncias necessárias e cobraremos as devidas responsabilizações dos impactos", diz a secretária-geral do Sindicato, Lucimara Malaquias.

Os empregados que identificarem prejuízos com o novo modelo, devem procurar o Sindicato.

Procure o Sindicato

O Sindicato recentemente aperfeiçoou seu Canal de Denúncias, que garante total sigilo e retorno efetivo para cada caso. O bancário pode também entrar em contato por meio da Central de Atendimento remota, por chate-mail e WhatsApp, ou ainda pelo telefone 3188-5200. 

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