Pular para o conteúdo principal
Chapéu
História em Pílulas

1992 (versão estendida): CCT é peça central nas campanhas dos bancários

Imagem Destaque
Bancários assinam CCT dos bancários com validade nacional

No vídeo de 1992, sobre CCT na versão estendida, da série História em Pílulas, vamos destacar a importância da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) na garantia dos direitos dos bancários e bancárias de todo o Brasil e como ela foi fundamental para assegurar esses direitos mesmo nos governos de direita e extrema direita quando se retirava direitos dos trabalhadores nos governos de FHC até Jair Bolsonaro.

A CCT consiste em acordo entre sindicatos e empregadores e criam normas que devem ser seguidas por todas as empresas do ramo.

Embora a construção tenha iniciado antes, foi no governo Lula, em 2002, que as reivindicações dos bancários chegaram aos trabalhadores dos bancos públicos.

O vídeo mostra que desde 2018, os bancários têm conseguido assegurar os direitos da categoria mesmo em épocas delicadas, e em 2019, assinam um aditivo que barra a MP 905 que permitiria o trabalho do bancário aos finais de semana.

Já em 2022, os bancários conseguiram, nas cláusulas sociais, debater com os bancos as metas e a regulamentação de teletrabalho com ajuda de custo, equipamentos e outras garantias, além de um acordo de combate de assédio sexual.

Hoje a CCT dos bancários com validade nacional contém 91 direitos e é algo invejado pelas demais categorias, e no centenário dos bancários esse documento construído ano a ano se tornou a maior conquista de todos os bancários brasileiros.

Quer entender mais? Assista! A série faz parte das comemorações pelos 100 anos do Sindicato, completados em abril, e vai ao ar com um episódio por semana.

seja socio