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BB assume compromissos de saúde com funcionários

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Em mesa temática, representante do banco diz que fornecerá dados detalhados de adoecimento e agilizará repasse de Comunicação de Acidente de Trabalho para Cassi
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São Paulo – As principais causas de afastamento dos funcionários do Banco do Brasil por motivo de saúde são, pela ordem, as complicações respiratórias (gripe, resfriado e outras), doenças motoras (LER/Dort) e mentais. A informação foi passada por representantes da instituição financeira a dirigentes sindicais em negociação sobre saúde do trabalhador na terça 5.

Ainda de acordo com o BB, devido às campanhas de vacinação, os casos de gripe têm reduzido a cada ano e, consequentemente, as ausências ao trabalho também. “A vacinação dos funcionários em todo o país é conquista da Campanha Nacional Unificada. Ou seja, um avanço importante para o qual, muitas vezes, não damos o devido valor”, afirma a diretora do Sindicato Silvia Muto.

A instituição financeira se comprometeu a fornecer dados de afastamentos em cada uma das situações, o que servirá para aprofundar as discussões.

Os dirigentes sindicais reforçaram que, além de medidas preventivas, é necessário haver um programa de reabilitação profissional que, conforme estabelecido em acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), deve ser acompanhado pelos sindicatos. “As pessoas têm de ter sua condição respeitada, e devem ser colocadas em função e local adequados, evitando que voltem a adoecer”, destaca Silvia.

Também foi proposto que seja inserido no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) um projeto destinado à saúde mental. Os representantes do BB ficaram de avaliar a proposta.

Reuniões nos setores – Questionado sobre a falta de reuniões nos setores para avaliar os resultados dos exames médicos periódicos do PCMSO e debater medidas para prevenir adoecimento, o interlocutor da instituição disse que há gestores que alegam desconhecer como realizar esses debates. No entanto, a empresa assumiu compromisso de averiguar os locais considerados de maior risco ao bancário e acionar o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) para promover essas reuniões.

CAT para a Cassi – Também foi cobrado que toda Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) seja repassada com a máxima urgência à Caixa de Assistência dos Funcionários do BB (Cassi). Segundo os dirigentes sindicais, isso é essencial para identificar se o tratamento ao qual um funcionário se submete é relacionado ao trabalho. “Se for constatado que é devido às condições inadequadas de trabalho na instituição, queremos que o banco arque com todo o tratamento, sem ônus para a Cassi ou o funcionário”, diz a diretora do Sindicato.

O banco reconheceu a demora no repasse, mas informou que estão sendo tomadas medidas para apressar esse trâmite.

BB Digital – Os sindicalistas expuseram a preocupação em relação às condições de trabalho no BB Digital devido ao grande período em que os trabalhadores permanecem em contatos telefônicos. A instituição informou que esse projeto foi elaborado com muito critério, mas também se comprometeu a reavaliar a situação desses locais.

Check-up completo para todos – Anualmente todos os gerentes-gerais e integrantes do alto escalão têm direito a uma bateria de exames e consultas – um check-up completo – totalmente pago pelo banco e sem custos para a Cassi. Os dirigentes sindicais reivindicaram que todos os trabalhadores tenham acesso ao mesmo tipo de exames e tratamentos nos mesmos moldes.

Ficou acertado que haverá uma nova negociação sobre saúde para continuar os debates, em data a ser definida.

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Jair Rosa – 6/7/2016

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