Pular para o conteúdo principal

#SP463anos: a cidade que não dorme

Linha fina
Não faltam opções de baladas para comemorar o aniversário de São Paulo ao longo da semana e até – por que não? – ao longo do mês. Preparamos uma listinha com algumas festas alternativas. Confira!
Imagem Destaque
Redação Spbancarios
24/1/2017


São Paulo – A maior metrópole do continente americano está de berço, fazendo aniversário. São Paulo completa 463 anos na quarta-feira 25, feriado municipal, e o que não faltam são opções de baladinhas para comemorar na véspera, no dia e até mesmo nas próximas semanas. Selecionamos algumas, mais alternativas e descoladas, de ritmos variados, mas principalmente brasileiros, para mostrar que a “cidade de pedra” tem alma e suingue tupiniquins. Se quiser algo mais exótico, separamos oito dicas.

Pilantragi – Festa perfeita para quem curte movimentar o corpo com os ritmos mais dançantes da MPB, soul e funk (foto ao lado). Quem comanda a pista é o idealizador do evento, o jornalista, produtor cultural e DJ Rodrigo Bento, mas também se revezam DJs convidados, como os renomados Tahira e Peba Tropikal. Nas setlists, desde Daniela Mercury, Timbalada e Araketu, passando pelo mestre Jorge Ben Jor, até os pops mais irresistíveis da musa roqueira Rita Lee. É daquelas festas itinerantes: já houve edições no Mundo Pensante (Rua Treze de Maio, 825, Bixiga), na Casa das Caldeiras (Avenida Francisco Matarazzo, 2000, Água Branca) e até no terraço do Shopping Light, onde agora funciona o clube Air Rooftop. Para se informar sobre a agenda e o local das próximas festas, o melhor canal é a página do coletivo no Facebook. 

Air Rooftop – Não é um local onde imperam ritmos regionais e brasileiros. É um espaço de música eletrônica, mas também para quem ama São Paulo e quer se deliciar com sua paisagem. Segue uma tendência hoje nos EUA e Europa: os rooftop bars, bares que ficam nas coberturas de prédios (rooftop significa telhado em inglês). O clube (foto à esquerda), situado no alto do Shopping Light (Rua Coronel Xavier de Toledo, 23, Centro), proporciona uma bela visão do Vale do Anhangabaú e de prédios históricos como o Teatro Municipal. Embora já tenha abrigado festas como a brasileiríssima Pilantragi, os artistas selecionados para tocar no espaço estão sob a curadoria da Entourage, nome por trás da seleção de DJs para o Electric Daisy Carnival e também para o segmento de música eletrônica do Lollapalooza. Quer saber mais? Acesse a página do clube no Facebook. 

Jambu Treme – E o Sudeste “descobriu” o Norte. A Jambu Treme, outra baladinha que muda de lugar, mas não de ritmo, tem sacudido os paulistanos com muito carimbó, sirimbó, lambada, guitarrada, tecno brega e outros ritmos paraenses. Na lista, canções de Dona Oneti, Gabi Amarantos, Felipe Cordeiro e Gang do Eletro. E não poderia faltar a famosa cachaça de jambu, uma hortaliça da Amazônia que adormece a boca. A próxima festa já está marcada para 10 de fevereiro, no Nossacasa Confraria das Ideias (Rua Mourato Coelho, 1032, Vila Madalena). Veja informações sobre o evento

Santo Forte – Frevo, samba, maracatu e carimbó estão na trilha dessa outra festa brasileirinha. O idealizador da balada, que também peregrina por casas noturnas e algumas vezes vai para as ruas da cidade, é o pesquisador musical Tutu Moraes. A seleção, que atrai um público de mais de mil pessoas, mistura artistas consagrados, como Maria Bethânia e Gilberto Gil, a gravações raras de ritmos folclóricos, pontos de umbanda e candomblé. Saiba mais.

Prato do Dia – Black music e DJs renomados fazem do Prato do Dia uma das baladas mais dançantes da cidade. O boteco (Rua Barra Funda, 34, Barra Funda) é conhecido da galera antenada que curte o melhor do groove, sempre em discos de vinil. Funciona de quarta a domingo, com Djs e ritmos diferentes para cada dia da semana: funk, soul, latino, reggae, afro, rap, forró e afrobeats. Entre os comandantes da pista, nomes como DJ Nuts e DJ Tahira. 

Ó do Borogodó – Se alguém ainda acredita que São Paulo é o túmulo do samba terá uma grata surpresa no Ó do Borogodó. O boteco (foto abaixo), em Pinheiros (Rua Horácio Lane, 21), é apenas um dentre os tantos que a terra de Adoniran Barbosa e Paulo Vanzolini oferece aos amantes do gênero musical brasileiro por excelência, mas está entre os mais agradáveis e descontraídos. É conhecido por suas tradicionais rodas de samba, e é com uma delas que festejará o aniversário da cidade: na tarde do feriado de 25 de janeiro, o grupo Inimigos do Batente apresenta composições paulistanas. A casa lota e se quiser pegar mesa, melhor chegar cedo.

Café dos Bancários – E se a ideia é fazer um esquenta antes da balada, uma ótima opção é o Grêmio Recreativo Café dos Bancários. Localizado no Edifício Martinelli (Rua São Bento, 413, Centro), o espaço é charmoso, as cervejas são sempre geladíssimas e o cardápio de drinks e aperitivos é variado e com preços bem acessíveis.

O local, exclusivo para sindicalizados e seus convidados, oferece aos bancários sócios do Sindicato 20% de desconto na conta. Funciona de segunda a sexta, das 14h30 (para cafés e petiscos da tarde) até as 23h, mas bebidas alcóolicas só são servidas a partir das 17h.

Tem música ao vivo às sextas-feiras e eventualmente às vésperas de feriado. O calendário de shows é eclético: sertanejo universitário, pop rock e, claro, muito samba. 
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1