Pular para o conteúdo principal

Greve começa na quinta-feira: prepare-se!

Linha fina
Informação confiável, só no Sindicato. Não leve em conta os boatos e denuncie pressão do banco para furar o movimento
Imagem Destaque

São Paulo – A partir do dia 19, os bancários de bancos públicos e privados vão parar. A greve foi decidida na quinta 12, em assembleia e de forma unânime por mais de mil bancários. O índice de 6,1% apresentado pela Fenaban para reajustar salários, piso, vales e auxílios, além da PLR também foi rejeitado por unanimidade.

A presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, lembrou que a Campanha 2013 não se encerrará sem aumento real, PLR maior e valorização do piso e vales, além de soluções para questões de saúde e condições de trabalho.

“Iremos à luta ao lado dos trabalhadores bancários de todo o país. Se as pessoas estão indignadas com as metas diárias e abusivas, com o adoecimento de diversos colegas nos locais de trabalho, esse é o momento de dar um basta nessa situação. Vamos construir uma forte greve e mostrar aos banqueiros que merecemos muito mais do que eles propuseram”, ressaltou a presidenta.

BB e Caixa – As direções dos bancos públicos não apresentaram proposta às reivindicações específicas e os funcionários também votaram na assembleia pela paralisação a partir do dia 19, para arrancar conquistas na Campanha Nacional Unificada 2013.

Organização – No dia 18, os bancários voltam a se reunir em assembleia, desta vez para organizar o movimento grevista. Compareça à Quadra (Rua Tabatinguera, 192, Sé) a partir das 19h, levando o crachá do banco ou holerite e documento com foto para o credenciamento.

O calendário de luta, com as datas das assembleias, assim como do início da greve para o dia 19, foi deliberado pelo Comando Nacional dos Bancários, definido logo após a rodada de negociação de 5 de setembro.

> Confira o calendário da Campanha Nacional 2013
> Bancos propõem reajuste sem aumento real de 6,1%

Todas as datas foram previstas para respeitar os parâmetros da Lei de Greve e as determinações previstas em estatutos dos sindicatos, de forma que a paralisação dos trabalhadores não possa ser considerada ilegal. O objetivo é que os bancos não consigam impedir judicialmente a greve.

Boataria – Todo ano é a mesma coisa. Mal começa a Campanha Nacional Unificada e os bancos inauguram a “central de boatarias”. Trata-se da prática de plantar informações distorcidas, balões de ensaio nas agências e departamentos de complexos administrativos para confundir os bancários e tentar atrapalhar a mobilização.

Não aceite! Sempre verifique junto ao Sindicato ou aos dirigentes sindicais: informação confiável está na Folha Bancária, no site, Facebook, Twitter e YouTube do Sindicato ou nos informativos veiculados pela entidade.

Boca no trombone – Se no banco em que você trabalha estiverem surgindo boatos, pressão ou contingenciamento para furar a greve, denuncie ao Sindicato pelo 3188-5200 ou envie mensagem via e-mail (clique aqui e escolha o setor "site").

Orientações – Assim que começar a greve, avise a regional do Sindicato mais próxima (clique aqui para saber endereços e telefones) se sua unidade está parada.

É importante também, com o auxílio dos dirigentes sindicais, debater com funcionários de outras agências e concentrações para que ampliem a mobilização.

Durante a greve, desligue o celular. É uma boa forma de evitar pressão para voltar ao trabalho.

Afaste-se da polícia, evite confrontos. Nosso movimento é pacífico.

E lembre-se: vá às reuniões e assembleias convocadas pelo Sindicato. Elas são?importantes para debater e fortalecer a estratégia de mobilização.

AVISO DE GREVE
O SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE SÃO PAULO, por sua Presidenta, para cumprimento das exigências contidas na Lei nº 7.783/89, avisa a todas as Instituições Financeiras públicas e privadas, usuários de seus serviços e a população em geral, que os empregados pertencentes a categoria bancária da base deste Sindicato, nos municípios de São Paulo, Barueri, Carapicuíba, Caucaia do Alto, Cotia, Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Juquitiba, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, São Lourenço da Serra, Santana do Parnaíba, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista, em assembleia realizada em 12/09/2013, deliberaram em paralisar suas atividades a partir das 00h00 do dia 19 de setembro de 2013, por prazo indeterminado.

São Paulo, 13 de setembro de 2013

Juvandia Moreira Leite
Presidenta

Redação - 13/9/2013

 

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1