São Paulo - As reclamações contra bancos cresceram 8,9% em dezembro na comparação com novembro, segundo levantamento do Banco Central (BC). Foram registradas 2.508 queixas, que desrespeitam normativos do BC ou do Conselho Monetário Nacional (CMN).
O HSBC foi o último campeão de 2013. O banco inglês recebeu 127 reclamações procedentes no mês de dezembro e contava com 5.885.959 clientes sob o Fundo Garantidor de Crédito. Com isso, seu índice foi de 2,15, contra 1,71 no mês de novembro, quando também liderou o ranking de reclamações.
Para a dirigente sindical Liliane Fiuza, a liderança no ranking é um reflexo da falta de investimentos do banco britânico na rede de agências e da eliminação de empregos. “Entre junho de 2012 e junho de 2013 o HSBC cortou 724 postos de trabalho e abriu apenas uma agência, portanto é natural que a insatisfação dos clientes aumente”, avalia.
O ranking avalia bancos com mais de um milhão de clientes e utiliza o número de reclamações procedentes dividido pelo número de clientes protegidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), multiplicado por 100.000. Com isso, chega-se a um índice.
O Santander caiu para a segunda colocação, com 402 reclamações divididas entre 23,166 milhões de clientes, o que gerou um índice de 1,73. O Banco do Brasil continuou na terceira colocação, com 463 reclamações e índice de 1,31. O BB possui 35,3 milhões de correntistas.
O Banrisul subiu para a quarta posição, tomando o lugar do Itaú. A instituição estatal gaúcha conta com 2,3 milhões de clientes e 30 reclamações procedentes. Seu índice foi de 1,29. Em quinto lugar ficou a Caixa Federal, pelo segundo mês consecutivo. O banco público possui 55 milhões de clientes e foi alvo de 648 reclamações, fazendo seu índice ficar em 1,17.
O número de reclamações contra bancos aumentou 8,9% em dezembro na comparação com novembro, segundo levantamento do Banco Central (BC). No mês passado, foram registradas 2.508 reclamações procedentes, que desrespeitam normativos do BC ou do Conselho Monetário Nacional (CMN).
Razões – No ranking geral de reclamações, os débitos não autorizados encabeçam a lista, com 444 ocorrências. A Caixa é a campeã neste quesito, com 125 reclamações procedentes, seguida por Banco do Brasil (111) e Santander (99).
A cobrança irregular de tarifas vem em segundo lugar, com 335 reclamações, sendo 134 da Caixa, 88 do BB e 38 do Santander.
A prestação irregular de conta-salário está no terceiro posto, com 231 queixas, sendo 93 referentes ao Santander. A prestação de esclarecimentos incompletos/incorretos registrou 209 ocorrências, com a liderança do Bradesco (54 queixas).
Entre os bancos com menos de um milhão de clientes, o Société Générale continuou na liderança em dezembro. O BNP Paribas vem em segundo, seguido por Bonsucesso, BMG e PanAmericano.
Redação, com informações de agências de notícias – 15/1/2014
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HSBC lidera ranking de instituições com mais de um milhão de clientes pelo segundo mês consecutivo
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