Saúde

Perguntas e Respostas

Resposta: Esses sintomas podem aparecer para qualquer pessoa, independentemente da idade e do sexo. Repare se você tem se sentido assim já há algum tempo ou se esses sintomas vão e voltam. Caso a resposta seja positiva, procure um médico, para que você seja orientado. Caso não tenha gostado da consulta ou...
Resposta: Procure um médico e siga as orientações. Caso não tenha gostado da consulta ou tenha dúvida da efetividade das orientações, procure outro para uma segunda opinião.
Resposta: É importante a sua percepção. Você acha que os sintomas que tem atualmente começaram por situações relacionadas direta ou indiretamente com o seu trabalho? Você conhece colegas com os mesmos sintomas ou que tomam medicamentos para se acalmar ou para dormir à noite?

Se as respostas às questões...

Resposta: CAT – Comunicação de Acidente do Trabalho é um documento emitido on line que deve ser providenciado sempre que houver um acidente ou doença relacionada ao trabalho.

Pela lei 8.213/91, o empregador é responsável por disponibilizar a CAT. Caso ele se recuse, o sindicato, médico ou o próprio...

Resposta: Tire uma cópia do atestado e entregue o original para o seu gestor ou departamento de RH. O banco é obrigado a protocolar. Depois arquive ou digitalize esse documento.

Cada empresa tem um fluxo administrativo. Procure saber como é onde trabalha, mas saiba que o banco é responsável pelo...

Resposta: Você deverá ser submetido à perícia do INSS, mediante requerimento a ser encaminhado pelo banco ou por você mesmo.

O banco deve marcar perícia entre 16º e o 30º dia de afastamento.

Se você preferir, pode marcar por conta própria. Basta avisar ao banco e informar sobre a data da perícia assim...

Resposta: É obrigatório levar o relatório médico (deve ter sido expedido em até 30 dias. Caso a perícia demore, deverá retornar ao médico para expedição de atestado atualizado) e a DUT (Carta do banco que informa a data do último dia trabalhado),ver cláusula 47ª .

Importante levar também a CAT (...

Resposta: Através do Comunicado de Decisão, que deverá ser entregue imediatamente após a perícia. Nesse documento deverá constar também a natureza do benefício concedido (acidentário ou comum) e o prazo de duração.
Resposta: Existem duas espécies de benefícios. O Auxilio Doença Previdenciário (B31) e o Auxilio Doença Acidentário (B91). Ambos têm o mesmo valor.

A cláusula 28ª da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária garante a complementação se o valor do INSS for menor que o salário no banco.

Resposta: B91 - O INSS reconhece a relação de causa e efeito entre o trabalho e a(s) doença(s). Neste caso, o empregador deve recolher o FGTS do trabalhador durante o período em que estiver afastado. Existe estabilidade no trabalho de pelo menos 12 meses após a cessação do benefício.

B31 - O INSS não...

Resposta: Sim, em ambos os casos todo o período afastado é contabilizado para efeito de aposentadoria.
Resposta: Desde que esteja atestado pelo seu médico, a partir de 15 dias antes da data de cessação do benefício, é possível agendar pelo telefone 135 da Previdência Social ou pelo site do INSS o PP (Pedido de Prorrogação) de benefício. No dia agendado leve o relatório médico atualizado e todos os documentos...
Resposta: Se o benefício cessou, você não marcou o PP (Pedido de Prorrogação) e mesmo assim não vai voltar a trabalhar, terá ainda 30 dias para agendar um PR (Pedido de Reconsideração), quando deve proceder, no dia da perícia, da mesma forma que na perícia inicial, levando relatório médico atualizado e toda...
Resposta: Nos casos de afastamento do trabalho, não há período de carência para marcar perícia no INSS (artigos 24 e 26 da Lei 8.213/91). O paciente tem o fundo de garantia recolhido pelo empregador durante o período de afastamento e estabilidade de pelo menos 12 meses após o retorno ao trabalho.
Resposta: Comparecer ao posto do INSS onde teve o benefício concedido e entrar com Pedido de Reversão de Espécie de Benefício, de Previdenciário (B31) para Acidentário (B91). Agendar também consulta no atendimento jurídico do Sindicato (3188-5200) sobre possível ação contra o INSS.
Resposta: Existem dois caminhos:

1. Tentar a volta ao trabalho informando a empresa o resultado da perícia médica e que vai retornar.

A empresa deve marcar o médico do trabalho para o exame de retorno. Neste caso:
• Se for considerado apto, vai retornar ao trabalho.
• Se for considerado...

Resposta: • Cesta Alimentação - Permanece por 180 dias a partir da data do afastamento (Cláusula 15ª da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria)

• Auxílio Babá ou Auxílio-Creche

• Tem direito ao complemento salarial do banco por até 2 anos, quando o pagamento do INSS for menor do que o do bancário...

Resposta: Se o assalto aconteceu no banco ou no trajeto é acidente de trabalho.

Importante saber que em qualquer caso de assalto, o Sindicato deve ser comunicado. Outra coisa importante é obter uma cópia do Boletim de Ocorrência (B.O.), mesmo que o seu nome não esteja mencionado.

Para registro da CAT...

Resposta: Não. Prevalece a estabilidade do benefício acidentário concedido anteriormente (B91).

Se nesse novo benefício (B31), o problema de saúde continua sendo o mesmo que gerou o benefício acidentário de antes, cabe entrar com pedido de Reversão de Espécie de Benefício, conforme mencionado...

Resposta: Não. No entanto, a depender do período de afastamento (quando superior a seis meses) pode ser modificada a contagem do período aquisitivo. Neste caso consulte o departamento jurídico do Sindicato no 3188-5200.
Resposta: Sim. O INSS paga proporcionalmente ao período de afastamento e a empresa paga proporcionalmente ao período trabalhado.
Resposta: Assédio Moral é caracterizado por formas de constrangimento ao trabalhador por seus superiores ou mesmo colegas de trabalho. Quando o trabalhador é exposto constantemente a atos negativos, repetitivos, que denigram sua dignidade ou intimidam ou apavoram ou causem desconforto nas outras pessoas....
Resposta: A denúncia deve ser registrada via site do Sindicato. O link está na capa principal, na coluna da direita (Assédio Moral - Acesse Canal de Denúncia).

Pode ser feita também pessoalmente, na sede do Sindicato (Rua São Bento, 413, Sé) e nas regionais.

O sigilo é garantido.

Últimas notícias

Congresso debaterá desmonte da Seguridade Social

Saúde - 17/03/2017 19:27

Organização do trabalho em debate

Saúde - 14/03/2017 19:17

Torre Santander conta com nova Cipa

Eleição - 13/03/2017 16:34

Bradesco Alphaville conta com nova Cipa

- 10/03/2017 17:28

O que é Conselho Municipal de Saúde?

Saúde - 10/03/2017 17:23

O que é Centro de Referência em Saúde do Trabalhador?

Saúde - 09/03/2017 18:20

Voltar para o topo