Pular para o conteúdo principal

Filial brasileira “salva” Santander na Europa

Linha fina
Grupo só atingiu capital mínimo exigido pela autoridade monetária graças a repasses de fora da Espanha
Imagem Destaque

São Paulo – O Brasil voltou a ser peça fundamental para a sobrevivência do Grupo Santander na Europa. Segundo comunicado da própria empresa, o banco só conseguiu atingir o nível mínimo de capital exigido pela Autoridade Bancária Europeia (EBA) graças à transferência de participações de suas filiais, principalmente do Brasil. A informação é do jornal DCI.

No início de dezembro de 2011, a EBA determinou que o Santander teria de juntar 15.302 milhões de euros adicionais. Desse montante, já atingido, 4.890 milhões de euros foram arrecadados graças à participação da filial brasileira, com destaque também para a contribuição oriunda do Chile.

O montante é o segundo mais importante na arrecadação, perdendo apenas para os 6,829 bilhões de euros vindos de um programa de títulos conversíveis em ações. Bem atrás ficam 1,943 bilhão de euros em troca de participações preferenciais por novas ações e 1,660 bilhão de euros em aumento de capital.

“Mais uma vez os números mostram que a importância dos bancários do Santander Brasil já ultrapassa fronteiras e está salvando a pele dos banqueiros europeus durante a crise que assola toda a Europa”, afirma a diretora executiva do Sindicato Rita Berlofa. “Com isso, a direção da filial aqui no Brasil tem a obrigação de valorizar seus trabalhadores”, completa.


Redação - 11/1/2012

seja socio