Pular para o conteúdo principal
Chapéu
febre amarela

OMS classifica estado de São Paulo como área de risco

Linha fina
No mesmo dia do informe da organização, Alckmin anuncia antecipação de campanha de vacinação do dia 3 de fevereiro para o dia 29 deste mês
Imagem Destaque
Foto: André Borges/Agência Brasília

São Paulo – A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta terça-feira 16 informe no qual classifica todo o estado de São Paulo como área de risco para a febre amarela. Segundo a entidade, a decisão foi tomada a partir do crescimento do nível de atividade do vírus da doença no território paulista desde o fim de 2017. O último balanço da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, divulgado sexta-feira 12, indica 40 casos confirmados e 21 mortes (autóctones) em decorrência da doença desde janeiro do ano passado.

Com o informe, a OMS recomenda que toda pessoa que pretenda viajar para qualquer ponto do estado, partindo de dentro do Brasil ou de outros países, tome a vacina contra a febre amarela com dez dias de antecedência.

A entidade informa ainda que a avaliação é um processo permanente e que pode vir a indicar novas áreas de risco no país.

De acordo com o órgão, desde dezembro de 2016 foram registradas ocorrências de febre amarela em macacos em 21 estados brasileiros e no Distrito Federal, com 788 casos em humanos, dos quais 265 resultaram na morte do doente.

Estado antecipa vacinação – No mesmo dia da divulgação do informe da OMS, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou que antecipou para o dia 25 de janeiro o início da vacinação com doses fracionadas (0,1ml ante 0,5ml da padrão), válidas por até 8 anos. A campanha estava prevista para começar no estado de São Paulo em 3 de fevereiro e durar até o dia 24 do mesmo mês.

Quem deve tomar a vacina contra a febre amarela

Alckmin anunciou também o aumento da meta de pessoas a serem imunizadas, de 6,3 milhões para 7 milhões. Segundo ele, um milhão de doses extras serão enviadas a São Paulo pelo Ministério da Saúde.

A campanha terá vacinas fracionadas por conta da regulação do estoques com orientação do governo federal, que estaria preocupado em ter uma reserva para enfrentar uma expansão da doença, se for o caso. O frasco convencionalmente utilizado na rede pública (0,5ml) – que imuniza por toda a vida - poderá ser subdividido em até cinco partes, sendo aplicado, assim, apenas 0,1 ml da vacina. 

seja socio