Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Caixa 162 anos

No aniversário da Caixa, Rita Serrano assume presidência do banco

Imagem Destaque
Rita Serrano, nova presidenta da Caixa, em solenidade de comemoração dos 162 anos do banco público

Nesta quinta-feira, 12 de janeiro, data em que a Caixa completa 162 anos, Maria Rita Serrano assume a presidência do banco público. Rita foi anunciada pelo governo Lula como nova presidenta da Caixa em 30 de dezembro, mas a sua nomeação só foi publicada no Diário Oficial nesta segunda 9.  

Caixa 162 anos: Sindicato celebra empregados e importância do banco para o país

"É com muita alegria que comemoramos a posse da Rita Serrano, hoje em que comemoramos 162 anos da Caixa Econômica Federal. O fortalecimento dos bancos públicos é fundamental para combater a crise econômica, a volta da inflação e dos índices recordes de endividamento. A Caixa é líder no financiamento habitacional, mas perdeu espaço nos últimos anos. A média de habitações entregues pelo Programa Casa Amarela é 48% menor que a média das unidades entregues pelo Minha Casa Minha Vida. Sabemos que a Rita está comprometida em recolocar o banco como protagonista do desenvolvimento do Brasil"

Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região

"Queremos também transparência nas investigações das denúncias de crime de assédio moral e sexual praticado no banco contra seus funcionários e funcionárias, e uma política de respeito e valorização dos trabalhadores", acrescenta. 

A cerimônia de posse de Rita Serrano como nova presidenta da Caixa será realizada a partir das 18h, no Teatro da Caixa Cultural, em Brasília. Representarão o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, a secretária-geral da entidade, Neiva Ribeiro, e a dirigente e empregada da Caixa, Tamara Siqueira.  

“A expectativa dos empregados e suas entidades com a nova gestão é de que sejam retomados o diálogo e o respeito com os trabalhadores, algo que inexistiu no governo Bolsonaro, com Pedro Guimarães à frente da Caixa. A gestão Pedro Guimarães, aliás, ficou marcada pelo desmonte do banco, corte de direitos, sobrecarga de trabalho e pelo assédio moral e sexual. A partir desta nova gestão, com diálogo e respeito, buscaremos avançar na melhoria das condições de trabalho e no fortalecimento do Caixa enquanto banco público para que, mais uma vez, exerça seu papel fundamental para o desenvolvimento econômico e social do país”

Tamara Siqueira, dirigente do Sindicato e empregada da Caixa

Na manhã desta quinta-feira, Rita Serrano participou de solenidade de comemoração do aniversário de 162 anos da Caixa. Confira abaixo trecho do discurso da nova presidenta da Caixa.  

Quem é Rita Serrano   

Rita Serrano, de 53 anos, que atuava até então como representante eleita dos empregados no Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal, tem longa trajetória no movimento sindical e social, tendo presidido o Sindicato dos Bancários do ABC entre 2006 e 2012. Coordena desde 2015 o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, que reúne diversas entidades, e lançou a campanha Se é Público é Para Todos. Também é diretora na Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae).

seja socio