Nesta quinta-feira, 12 de janeiro de 2023, data em que a Caixa completa 162 anos, dirigentes do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região estão nas ruas, locais de trabalho e redes parabenizando os empregados do banco público e dialogando sobre a importância da Caixa para a retomada do desenvolvimento econômico e social do país.
Em São Paulo, ocorreram atividades em três locais: Avenida Paulista; Prédio do Brás (Largo da Concórdia); e Osasco (SEV-Osasco). Além de diálogo com a população e empregados sobre os desafios e importância do banco público, foram distribuídos pedaços de bola para celebrar os 162 anos da Caixa.
Os dirigentes do Sindicato também realizaram a distribuição de uma carta aberta à nova gestão da Caixa, que elenca retrocessos das últimas gestões, desafios futuros e a expectativa dos empregados pela reconstrução do banco.
“Desde junho de 2016, a Caixa sofre um processo de deterioração da sua imagem, com prejuízos para o banco, sua função social e paralisação parcial de suas operações, entre outros danos. Nas relações de trabalho, foi imposta uma gestão baseada na sobrecarga de trabalho, corte de direitos, assédio e medo constante. Uma postura de total desrespeito aos empregados, agravada no governo de Bolsonaro e Paulo Guedes, e simbolizada pela gestão Pedro Guimarães, alvo de diversas e contundentes denúncias de assédio moral e sexual”, destaca o diretor executivo do Sindicato e empregado da Caixa, Francisco Pugliesi, o Chico.
Francisco Pugliesi, o Chico, diretor executivo do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região e empregado da Caixa
"A expectativa dos empregados e suas entidades representativas é de que, nesta nova gestão, tenhamos o diálogo e o respeito que inexistiram na relação com os trabalhadores durante a gestão Pedro Guimarães. Desta forma, com diálogo e respeito, poderemos avançar na melhoria das condições de trabalho e no fortalecimento do banco para que, mais uma vez, a Caixa exerça o seu papel fundamental para o desenvolvimento econômico e social do país", acrescenta e dirigente do Sindicato e empregada da Caixa, Vivian Sá.
Vivian Sá, dirigente do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região e empregada da Caixa
De acordo com Chico, os atos realizados por ocasião do aniversário de 162 anos da Caixa foram muito bem recebidos pela população e empregados do banco público.
"Os atos que realizamos nestes 162 anos da Caixa ocorreram em clima de esperança e foram muito bem recebidos pela população e empregados, que merecem todas as homenagens. São trabalhadores que, mesmo diante dos desmandos das gestões anteriores, jamais se furtaram da missão de bem servir à população brasileira, inclusive em meio a uma pandemia. O empregado Caixa é símbolo de comprometimento com o Brasil e merece ser respeitado, celebrado e valorizado”, conclui o diretor do Sindicato.