Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Edital

Funcionários do Banrisul terão assembleia na terça 23

Imagem Destaque
Imagem em desenho mostra um homem sentado em uma mesa participando de uma reunião online, via computador. No canto superior direito, o logo do Banrisul

Os funcionários do Banrisul lotados na base territorial do Sindicato dos Bancários de São Paulo terão assembleia na terça-feira 23. Os empregados deverão deliberar sobre proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que trata das condições para a revogação do atual PCSF (Plano de Cargos, Salários e Funções), e o restabelecimento do antigo regulamento de pessoal, com vigência de dois anos.

A assembleia será realizada virtualmente (online), das 8h às 20h de terça-feira 23, por meio do link https://assembleia.spbancarios.com.br, onde estarão disponíveis todas as informações necessárias para a deliberação da pauta. Leia edital completo no final deste texto.

A proposta de ACT foi negociada pela Fetrafi-RS (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul) com o Banrisul. Na base deste Sindicato há apenas uma agência do Banrisul (0413), localizada na avenida Cidade Jardim, nº 386.

Principais pontos do ACT

A proposta do ACT com o Banrisul aborda questões específicas sobre as condições para revogação do PCSF e o restabelecimento do antigo Regulamento de Pessoal. Veja abaixo os principais pontos da proposta.

  • Restabelece o Regulamento de Pessoal anterior, vigente em dezembro de 2022, com a extinção dos padrões graduados “A”, “B” e “C”, passando o Quadro “A” a ter onze letras no padrão (“A”, “B”, “C”, “D”, “E”, “F”, “G”, “H”, “I”, “J” e “K”), mais o salário de ingresso previsto na CCT;
  • Estabelece que as promoções dos empregados do Quadro “A” e dos Quadros de TI I e II, admitidos a partir de 24 de fevereiro de 2023, serão realizadas anualmente na proporção de 75% (setenta e cinco por cento) por merecimento a cada dois anos, e 25% (vinte e cinco por cento) por antiguidade a cada cinco anos;
  • Cessa a aplicação do “Novo” Plano de Cargos, Salários e Funções – PCSF, restando cancelado o processo de migração, devendo o tempo a que os empregados estiveram submetidos a esse PCSF ser computado para suas futuras promoções e demais efeitos contratuais, e prevê ainda a migração integral dos empregados admitidos desde 16 de março de 2023 para o Plano que passará a viger;
  • O novo Regulamento de Pessoal implicará no restabelecimento do abono assiduidade, nas mesmas condições previstas no artigo 80 do Regulamento de Pessoal instituído pela Resolução de Diretoria nº 3.618 e por fim, o acordo revogará a Resolução de sua Diretoria de nº 5.380, restabelecendo o pagamento do Abono de Dedicação Integral (ADI), previsto na Resolução de Diretoria nº 3.320;
  • Retomada do pagamento mensal do ADI ainda no mês de janeiro, e o pagamento dos atrasados desde fevereiro de 2023, já no mês de fevereiro de 2024.

Todas as condições são bem específicas e de conhecimento do quadro funcional e por quem efetivamente participou da negociação para o instrumento coletivo.

Conforme informou a diretoria da Fetrafi-RS, que negociou com o Banrisul, a extinção do atual PCFS é uma enorme vitória do movimento sindical, que teve como condição a extinção dos padrões graduados “A”, “B” e “C” do Regulamento de Pessoal, que passou a ter onze letras ao total.

Ainda, segundo a Fetrafi, é vitoriosa a negociação que teve o restabelecimento do Abono de Dedicação Integral e do Abono Assiduidade.

“Representantes do Sindicato visitarão a agência na segunda-feira 22 para conversar com os trabalhadores do Banrisul, e farão a convocação para que participem da assembleia virtual no dia 23. É muito importante a participação de todos.”

Lucimara Malaquias, secretária-geral do Sindicato

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA ESPECÍFICA– BANRISULENSES

O SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS DO RAMO FINANCEIRO DE SÃO PAULO, OSASCO E REGIÃO, atual denominação do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de São Paulo, inscrito no CNPJ/MF sob nº 61.651.675/0001-95, por sua Presidenta, convoca, nos termos do Estatuto da Entidade, os empregados do Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A – Banrisul, sócios e não sócios de sua base territorial, dos municípios de São Paulo, Osasco, Barueri, Carapicuíba, Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Juquitiba, Pirapora do Bom Jesus, Santana do Parnaíba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista, para participarem de Assembleia Extraordinária Específica, que se realizará de forma remota,/virtual/eletrônica no dia 23 de Janeiro de 2024, durante o período das 08h00 e até às 20h00, através doacesso ao link https://assembleia.spbancarios.com.br, onde estarão disponíveis todas as informações necessárias para deliberação acerca da seguinte pauta:

  • Apreciação e deliberação sobre a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho, referente ao Restabelecimento do Regulamento de Pessoal, a ser celebrado com o Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A – Banrisul.

São Paulo, 19 de Janeiro de 2024.
Neiva Ribeiro dos Santos
Presidenta

seja socio