Pular para o conteúdo principal

Mais cinco bancos divulgam datas de pagamento da PLR

Imagem Destaque
Arte em desenho mostra um bolo partido, faltando um pedaço, e com um cifrão na parte de cima

Mais cinco bancos divulgaram as datas de pagamento da segunda parcela da PLR 2022 (PLR 2023), pela regra da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária (entenda abaixo). Banco Pan fará o crédito no dia 15 de fevereiro; Safra no dia 24; e Citibank, Banco BV e Banco Alfa no dia 28.

  • Banco Pan: 15/02
  • Safra: 24/02
  • Citibank: 28/02
  • Banco BV: 28/02
  • Banco Alfa: 28/02

Os bancos que possuem programas próprios de PLR também farão este pagamento na mesma data do crédito da PLR da CCT, discriminando-os separadamente no holerite.

Como é a PLR dos bancários 2023

A PLR dos bancários é determinada pelo lucro anual do banco, e o pagamento é efetuado em duas parcelas, a primeira sendo creditada até 30 de setembro (antecipação), e a segunda até 1º de março do ano seguinte, quando o lucro dos bancos já está consolidado.

O cálculo da segunda parcela da PLR dos bancários é dado pela fórmula "(90% do salário + valor fixo) - antecipação". Entretanto, o valor poderá ser majorado ou reduzido a depender do lucro do banco.

Além da Regra Básica/Majorada também há a distribuição de 2,2% do Lucro Líquido de forma linear a todos os trabalhadores, com um teto a ser definido em cada negociação.

Para saber tudo sobre a PLR Bancários 2023, acesse esta página, que contém todas as informações necessárias para você entender como é feito o cálculo.

O cálculo da PLR é determinado através da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho). A CCT PLR 2022/2023 detalha o pagamento da PLR Bancários 2023.

PLR é conquista do Sindicato

A PLR dos bancários é uma conquista importante da categoria – junto do movimento sindical –, que foi a primeira a garantir esse direito em Convenção Coletiva de Trabalho Nacional, em 1995.

Desde então, a PLR bancários passou por muitos ajustes e melhorias, resultando em valores cada vez maiores. Nada mais justo, já que o lucro das instituições financeiras é construído com a força de trabalho de todos. Por meio da PLR, uma parte desse lucro é destinada aos trabalhadores, que podem assim elevar sua remuneração anual.

Impacto da PLR na economia

A PLR dos bancários 2023, referente ao exercício 2022, já considerando o pagamento final até março de 2023, injetará, em âmbito nacional, por volta de R$ 8,7 bilhões na economia. As estimativas são do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

seja socio