Pular para o conteúdo principal

Funcef atropela democracia e descumpre edital das suas eleições

Imagem Destaque
Imagem de um homem, ao lado do logotipo da Funcef, com o polegar para baixo

A Funcef (Fundação dos Economiários Federais), administradora dos fundos de previdência dos empregados da Caixa, alterou regras previamente aprovadas e publicadas em edital sobre a inscrição de candidatos para as vagas de diretor de Administração e Controladoria, e de titulares e suplentes nos conselhos Deliberativo e Fiscal.

De acordo com as regras aprovadas e publicadas em edital, os interessados em se candidatar nas eleições da Funcef deveriam se inscrever e entregar a documentação até 15 de fevereiro; Já no dia 16, a fundação deveria divulgar os nomes dos candidatos inscritos. Porém, a relação de inscritos não foi divulgada no dia 16 e, no dia 21, seis dias após da data que deveria marcar o término das inscrições, a Funcef publicou novo edital, estipulando um novo prazo até o dia 26.

“A falta de observância às regras previamente estabelecidas macula o processo e afeta a legitimidade de quem vier a ser eleito”, observou o presidente da Apcef/SP (Associação do Pessoal da Caixa do Estado de São Paulo), Leonardo Quadros, que se inscreveu dentro do prazo estipulado para concorrer à vaga na Diretoria de Administração e Controladoria. “O processo deve seguir como havia sido publicado no dia 1º de fevereiro. Esta mudança sem justificativa também afeta a confiança dos participantes nos membros das instâncias de governança da Fundação”, completou.

A mudança das regras foi denunciada à Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

“A Funcef não pode mudar as regras do jogo com a bola já rolando. Não pode atropelar o processo de uma eleição que se propõe democrática. Esta atitude macula as eleições, além de desrespeitar os candidatos e todos os participantes”, conclui a dirigente do Sindicato e empregada da Caixa Luiza Hansen.

seja socio