Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Mês da Mulher

Projeto Basta! Não irão nos calar! já atendeu 360 mulheres vítimas de violência

Imagem Destaque
Imagem de uma mão espalmada, com os dizeres "Basta! Não vão nos calar!" em primeiro plano

O Projeto Basta! Não irão nos calar! - iniciativa criada pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, que se espalhou por outros sindicatos da categoria em todo o país, com a coordenação da Contraf-CUT - desde a sua criação, em dezembro de 2019, atendeu 360 mulheres em situação de violência doméstica e/ou familiar.

Destes atendimentos - que envolvem violências físicas, psicológicas, patrimoniais e sexuais contra mulheres - 275 geraram ações judiciais: 164 pedidos de medidas protetivas de urgência com base na Lei Maria da Penha; 102 ações relacionadas ao direito de família (divórcio; dissolução de união estável; partilha de bens; guarda de filhos; pensão alimentícia; entre outras); e 9 ações penais em tramitação. Existem ainda 53 inquéritos policiais em curso, que podem ou não evoluir para uma ação penal.

"O projeto Basta! Não irão nos calar! hoje é uma iniciativa consolidade e de sucesso no acolhimento, encaminhamento para serviços públicos e auxílio para que mulheres vítimas de violência tenham acesso à Justiça, seja com medidas protetivas de urgência, rompimento de vínculo com o agressor, ou mesmo na responsabilização penal do mesmo" diz Phamela Godoy, advogada e coordenadora do projeto Basta! Não irão nos calar!.

"Um projeto que nasceu no Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região hoje se espalhou por 10 outras bases da categoria e chegará a outras duas em março, contemplando todas as regiões do país e garantindo em 353 cidades do Brasil a acolhida, escuta, orientação e assistência jurídica para mulheres vítimas de violência. O projeto Basta! é um enorme orgulho para o Sindicato e um exemplo de como a organização dos trabalhadores pode interferir de maneira positiva e decisiva na vida das pessoas, seja dentro ou fora dos limites da categoria", avalia o secretário de Assuntos Jurídicos Individuais do Sindicato, Felipe Garcez.

Além de mulheres vítimas de violência doméstica e de gênero, bancárias ou não, o projeto Basta! Não irão nos calar! também oferece atendimento jurídico e especializado para negros e negras em situação de discriminação racial; e para pessoas LGBTQIA+ vítimas de discriminação motivada pela orientação sexual ou identidade de gênero.

O agendamento para atendimento pelo projeto Basta! Não vão nos calar! É realizado direto via Whatsapp, por meio do número 11 97325-7975, no qual a vítima de violência pode falar em poucos minutos com uma advogada.

seja socio