Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Artigo

Conselhão: um espaço de diálogo com a sociedade

Imagem Destaque
Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região

Depois de extinto pelo governo anterior, foi realizada a primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), um espaço de diálogo com diversos grupos da sociedade.

Tenho a honra de fazer parte e compor o coletivo de sindicalistas com nomes como Sérgio Nobre, presidente da Central única dos Trabalhadores (CUT); Adilson Gonçalves de Araújo (CTB); Deyvid Bacelar (FUP); Juvandia Moreira (Contraf-CUT); Maria Cleide Queiroz (CUT); e Moisés Selerges (Metalúrgicos). Lideranças de diversas categorias de grande representatividade.

Este é um momento crucial para discutir os rumos econômicos e sociais do país. Foram anos de desmonte e estamos revendo o Brasil que queremos e acreditamos. Não é possível, por exemplo, ter um presidente do Banco Central que mantém uma política de juros em desacordo com o governo legitimamente eleito. A alta taxa de juros dificultam a tomada de crédito pelas empresas e desestimula o investimento produtivo, comprometendo a geração de emprego e renda. A última reunião do Copom manteve a taxa em 13,75%, o que significa taxa de juros reais de 6,82%. Temos a maior taxa de juros real do mundo.

Como destacou Lula, nenhum governo, por mais competente que seja, é capaz de resolver os problemas de um país sozinho: "É a união de todos e todas em um esforço comum pela reconstrução do Brasil. Esse esforço democrático há de gerar muitos frutos ao longo dos próximos anos. Mas esses frutos já estão sendo colhidos agora nesta plenária. Chama-se civilidade e diálogo democrático".

Os conselheiros e conselheiras do CDESS são cidadãos brasileiros, maiores de idade, de ilibada conduta, designados pelo Presidente da República para um período de até dois anos de atuação. A escolha busca ser representativa da diversidade territorial, étnico-racial e de gênero.

Entre os membros estão representantes de movimentos populares como Ayala Ferreira, da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Nalu Faria, da Marcha Mundial das Mulheres; Raimundo Bonfim, da Central dos Movimentos Populares (CMP); e Douglas Belchior, da Uneafro Brasil.

O Conselhão é ação de um governo democrático e participativo. Representantes da sociedade unidos num projeto de bem comum.

*Ivone Silva Formada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo e em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade Anhanguera, com MBA em Finanças, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas. É presidenta do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região.

seja socio